GERAL

Procon inaugura divisão inédita para deficientes

Na próxima quarta-feira (15), O Procon de Maringá irá inaugurar a Divisão Especial de Atendimento Preferencial às Pessoas com Deficiência, além de um manual com dicas e orientações.

A iniciativa é inédita no país, oferecendo ao deficiente a possibilidade de reclamar seus direitos como portador de deficiência e, principalmente, como cidadão.

O coordenador do projeto, que também estará atendendo as reclamações, será um aluno do 4º ano de Direito com deficiência visual.

“Vamos orientar as pessoas com deficiência sobre seus direitos, além disso vamos fazer um trabalho preventivo e educativo, com visita aos locais e assessoramento às impresas que pretendam apoiar e atender os deficientes”, esclarece Ulisses Maia, diretor do Procon.

Com esse novo atendimento a Divisão Especial passa a ter sala própria, com equipamento e funcionário preparado para atender aos deficientes.

“A nova divisão é coordenada por um estagiário, contratado pela prefeitura, que cursa o 4º ano de Direito da UEM e é deficiente visual.

O computador dele é equipado com um programa próprio para deficientes visuais”, explica Maia.

O Procon de Maringá também irá lançar um manual/revista de inclusão social, com dicas e orientações aos empresários e população em geral sobre como tratar o consumidor que tem deficiência.

O trabalho tem parceria com o CVI - Centro de Vida Independente de Maringá.

“Isso é um avanço na busca dos direitos das pessoas com deficiência. Muitos não sabem onde buscar apoio, agora terão no Procon o local para isso e serão atendidas, inclusive, por um funcionário especializado”, conclui o diretor do Procon.

Sede do Procon - Rua Santos Dumont, 2502

Pmm