SAÚDE

PARALISIA INFANTIL: Vacinação em Maringá prossegue até sexta-feira

A Secretaria Municipal da Saúde vai manter a vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), em Maringá, até a próxima sexta-feira, dia 17 de junho.

As duas gotas da vacina Sabin estarão disponíveis para as crianças com até cinco anos de idade apenas nos Postos de Saúde do Município, que funcionam das 8h00 às 17h00, de segunda à sexta-feira.

"Quem se esqueceu ou não pôde levar os filhos até um dos 91 locais de vacinação no sábado passado, poderá vaciná-los, gratuitamente, em um dos 27 postos de saúde nesta semana", afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Ana Lúcia Mendes Ferrer.

A decisão foi tomada depois que o município contabilizou a cobertura de 93% das 22.500 crianças durante a Campanha Nacional de Vacinação Antipólio realizada no último sábado, dia 11.

De acordo com os relatórios, foram vacinadas 21 mil crianças, restanto 1,5 mil.

EQUÍVOCOS:

Segundo a coordenação da campanha em Maringá, o Ministério da Saúde pede para que sejam imunizadas, no mínimo, 95% das crianças em cada município brasileiro.

"Ocorre que muitos pais e mães acreditam que, pelo fato da carteira de vacinação dos filhos estar em dia, eles não precisam tomar a antipólio", afirma Ferrer.

Ela observa também que outro equívoco que os pais cometem é achar que a criança já esteja imunizada por já ter tomado a vacina na campanha anterior.

Um balanço parcial do Ministério da Saúde revela que 54,55% das crianças brasileiras com até cinco anos foram vacinadas no último sábado.

A meta é atingir 100% das mais de 17,3 milhões de crianças na segunda etapa da campanha nacional, prevista para o dia 20 de agosto.

Mesmo as crianças vacinadas no último sábado deverão tomar nova dose na segunda etapa.

As campanhas para evitar a reintrodução do poliovírus no Brasil são desenvolvidas há 25 anos.

Não há registro de casos da doença no país desde 1990 e, no Paraná, desde 1986.

Pmm