EDUCAÇÃO

Alunos visitam Mostra Zumbi dos Palmares

Alunos visitam Mostra Zumbi dos Palmares
Alunos do Centro de Educação prof. Tereza Leonel.
Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil professora Tereza Leonel e do Centro Social Marista visitaram na última segunda-feira (27), a Mostra Zumbi dos Palmares, organizada pela Assessoria de Promoção da Igualdade Racial. A mostra está no Aeroporto Silvio Name Júnior.

Fazem parte da exposição 13 esculturas representando figuras humanas nas fases de opressão, aceitação e da tolerância do afro-brasileiro no Brasil. A Mostra Zumbi dos Palmares foi lançada no dia 13 de maio do ano passado, Dia da Abolição da Escravatura, e está percorrendo faculdades, bibliotecas e repartições públicas. Entre as esculturas, estão destacadas a figura do herói Zumbi, o capoeirista, o líder Nelson Mandela e também a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

“O objetivo de divulgar o conhecimento e valorizar a cultura popular afro-brasileira deu origem à exposição. Com a participação de crianças e adolescentes buscamos ressaltar a cultura daqueles que tanto fizeram pelo nosso país”, explica Tadeu dos Santos, artista que orientou a confecção do trabalho.

O assessor de Igualdade Racial, Ademir Félix de Jesus, lembra que a exposição tem uma importância fundamental para reconhecimento do afro-brasileiro. “Queremos mostrar à população como o afro-descendente esteve presente em importantes períodos da nação brasileira e ajudou a construir a história do país. A exposição, protagonizada também por crianças e adolescentes, é resultado de ações educativas de natureza inclusiva sobre os saberes e fazeres do afro-brasileiro”, destacou.

Durante a visita os estudantes também conheceram alguns setores e o funcionamento do aeroporto. Acompanhados das professoras Daniela, Ivete e Clisciane, os alunos do CMEI Professora Tereza Leonel e os alunos do Centro Social Marista Irmão Beno Tomazoni visitaram a torre de controle, a área de administração e de embarque e as áreas públicas do aeroporto.