AÇÃO SOCIAL

Prefeitura apresenta programa que promete agilizar liberação de projetos de obras

O prefeito Silvio Barros e o presidente do CREA/PR, Álvaro Cabrini Júnior, participaram neste sexta-feira (17), do lançamento do programa Agiliza Obra, que moderniza o sistema de liberação de projetos de obras pela Prefeitura. Participaram ainda do evento o vereador Flávio Vicente, representando a Câmara; o presidente do Sinduscon/Nor, Mauro Carvalho Duarte Júnior; o presidente da AEAM, Altair Ferri; os secretários de Gestão e Fazenda, José Luiz Bovo e de Controle Urbano e Obras Públicas, Laércio Barbão, secretários municipais, profissionais de engenharia e arquitetura e convidados.

Durante a solenidade Prefeitura e CREA/PR assinaram convênio estabelecendo parceria para a fiscalização, orientação, capacitação e atualização dos profissionais dentro do programa. “O programa Agiliza Obra vai rever a burocracia criada ao longo dos anos no processo de análise de projetos para a liberação de alvará de obras”, afirmou o presidente do CREA/PR, Álvaro Cabrini.

Para Cabrini ao longo do tempo se criou uma burocracia desnecessária para a análise de projetos de obras. Com o decreto da Prefeitura, será possível rever essa situação e junto com o CREA/PR qualificar os profissionais. “Vamos resgatar o planejamento técnico e a fiscalização eficiente”, afirmou. Cabrini ainda parabenizou a equipe do CREA regional e a equipe do prefeito Silvio Barros, pelo programa “que é um avanço em benefício da sociedade”.

A proposta final do programa, de acordo com Silvio Barros, é melhorar o atendimento ao cidadão, ao mesmo tempo que melhora a qualificação técnica dos profissionais e a fiscalização. O prefeito citou também o geoprocessamento adotado pela administração, que vai melhorar ainda mais o acompanhamento das obras no município.

O programa Agiliza Obra vai acelerar a tramitação dos projetos de obras na Prefeitura. O primeiro passo será qualificar os profissionais de engenharia civil e arquitetura para a nova metodologia. Os projetos protocolados para a emissão de alvará sempre tiveram todos os pontos revisados pelos técnicos do município, um dos principais fatores para a morosidade na liberação de obras.

A partir da implantação do programa, os profissionais serão orientados e capacitados sobre as principais exigências dentro de cada item do projeto, com o município mantendo a análise dos parâmetros urbanísticos. A capacitação será gratuíta, terá duração de dois meses e oferecida através da plataforma de ensino a distância do CREA/PR.