SAÚDE

Programa Saúde da Família será avaliado em Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi escolhida pelo Ministério da Saúde entre instituições de ensino nacionais e internacionais para realizar um projeto de avaliação e monitoramento do Programa de Saúde da Família (PSF).

Das 100 universidades cadastradas no Brasil, 16 foram qualificadas e apenas 6 foram aprovadas.

Uma delas foi a UEM, que irá liderar o projeto no sul do país junto com a Universidade de Pelotas (RS).

Segundo o secretário da Saúde, Heine Macieira, Maringá foi eleita por apresentar uma metodologia diferenciada de avaliação do impacto do programa na comunidade, englobando profissionais da região.

"Nosso objetivo é fazer uma avaliação aprofundada e institucionalizada da qualidade do serviço prestado, ouvindo a opinião de diretores, médicos, vereadores, instituições e do próprio usuário", explica.

O projeto de avaliação e monitoramento do PSF também tem como objetivo expandir o número de usuários do programa principalmente nos municípios com mais de 100 mil habitantes.

Para isso, o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) irão disponibilizar cerca de U$550 milhões em sete anos.

Na fase de implantação do PSF foram investidos U$136 milhões.

De julho de 2005 a junho de 2007 serão investidos mais U$242 milhões e, de 2007 a 2009, o investimento será de

U$172 milhões.

O Programa de Saúde da Família atende 198 municípios com características semelhantes a de Maringá que possuem entre 100 e 500 mil habitantes.

A cobertura média de atendimento nesses locais pelo PSF era de 25% em setembro de 2003.

Atualmente, a média de Maringá alcança quase 60% de usuários.

Com o investimento nacional e internacional, a meta é chegar a atender pelo menos 70% dos habitantes de Maringá e do Brasil.

Programa da Saúde da Família:

O Ministério da Saúde criou, em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF).

Seu principal propósito é reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

A estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua.

O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família.

Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.

Diante dos ótimos resultados já alcançados, o Ministério da Saúde está estimulando a ampliação do número de equipes de Saúde da Família no Brasil.

E, para isso, é fundamental a mobilização das comunidades e dos prefeitos, pois só por intermédio deles as portas dos municípios se abrirão para a saúde entrar.

Maringá Saudável:

O Programa de Saúde da Família vem de encontro com os princípios da atual administração.

Assim como o programa Maringá Saudável, lançado este ano

pela Prefeitura Municipal, o PSF prioriza a prevenção das doenças.

O objetivo dos dois programas é evitar que as pessoas fiquem doentes.

O projeto Cidade Saudável, que foi iniciado pela ONU em 1974, propõe a questão da saúde de modo preventivo, levando conhecimento para a população através da educação, divulgação e estruturação bem consolidadas em cada área relativa a sua atividade.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), Cidade

Saudável não é aquela que possui mais hospitais, médicos e postos de saúde.

O conceito mudou e o cidadão é apontado agora como o principal responsável pela sua saúde, devendo procurar hábitos e alimentação saudáveis.

Pmm