TRÂNSITO

56 mil paranaenses dirigem ilegalmente

Em todo Paraná, 56.313 motoristas continuam dirigindo seus veículos, apesar de terem tido suas carteiras de habilitação (CNHs) suspensas pelo Detran/PR.

56 mil paranaenses dirigem ilegalmente

Desse total, pouco mais da metade, 28.263, são de Curitiba. A suspensões foram determinadas ou porque os condutores completaram 20 pontos em infrações de trânsito ou porque cometeram alguma infração gravíssima e tiveram a suspensão direta da carteira de motorista.

Desde 1998, quando entrou em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro, até hoje, o Detran/PR determinou a suspensão de 103.071 carteiras de habitação no Paraná, mas apenas 46.758 motoristas entregaram o documento, espontaneamente ou quando pegos em blitz.

O problema, segundo o coordenador de Infrações do Detran/PR, Gustavo Fatori, é que muitos motoristas não sabem que tiveram suas carteiras suspensas, pois muitos mudam de endereço e não comunicam a alteração.

Fatori alerta, no entanto, que essa justificativa não tem validade. Pelo novo código, o condutor é obrigado a manter seus dados atualizados junto do Detran, caso contrário estará incorrendo em infração. Para resolver essa situação, o órgão estuda meios de realizar um amplo recadastramento de seus dados.

Outro problema, para Fatori, é que após seis anos de vigência do novo código, a maioria não sabe que algumas infrações gravíssimas geram a suspensão direta da carteira de habilitação. Isso signfica que o condutor flagrado tem seu direito de dirigir suspenso automaticamente pelo prazo de 60 dias, mesmo sem ter alcançado os 20 pontos.

A incidência das suspensões diretas é bastante alta. Das 134.827 notificações feitas pelo Detran desde 1998, 54% (72.634) foram de penalizações pelo mecanismo da suspensão direta.

As principais infrações que dão suspensão direta são motociclistas sem capacete, dirigir alcoolizado e realizar manobras perigosas. O excesso de velocidade também é incluído nessa categoria. A suspensão automática acontece quando o motorista dirige em velocidade 50% acima da máxima permitida nas vias urbanas e 20% nas estradas ou rodovias.

Folha de Londrina