CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Modelo de controle de gastos públicos é apresentado no Chile

Nesta quinta-feira (dia 9) o coordenador do Observatório Social do Brasil, Fernando Otero, está no Chile para participar do “Fórum virtual sobre programas inovadores que favorecem a transparência e o controle do gasto público”. O fórum será realizado das 11 às 18 horas (horário de Brasília) e poderá ser acompanhado através do link http://sws.eclac.cl/wb/default.asp?boardid=observatorio-social&style=WebBoard.

A abertura do fórum será feita pelo diretor da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Martín Hopenhayn, e serão apresentadas as experiências da Sociedade Eticamente Responsável (SER), de Maringá, que deu origem ao observatório social, e que tem como foco o controle de gastos públicos, e da Rede de Observatórios das Câmaras Municipais, da Colômbia. O fórum será apresentado em espanhol, com tradução simultânea das perguntas e respostas para o português e inglês.

No dia 10 de junho, Otero irá participar do seminário “Inovação social: um novo olhar às políticas públicas”, organizado pela Cepal e pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, através do Centro de Políticas Públicas. São esperadas mais de 250 pessoas.

O coordenador destaca que o objetivo nos eventos é continuar disseminando a ideia dos observatórios para que outros países possam iniciar um trabalho semelhante. “No fórum, por exemplo, teremos a oportunidade de interagir com diferentes pessoas, o que, com certeza, trará uma troca de experiência com outras realidades e colaborará para a multiplicação do nosso trabalho”, diz, acrescentando que ser lembrado pela Cepal para participar de eventos como estes é uma responsabilidade muito grande.