ECONOMIA

Produção industrial do Paraná aumenta 3,8% no quadrimestre

Produção industrial do Paraná aumenta 3,8% no quadrimestre
Aumento na produção industrial paranaense.
A produção da indústria do Paraná cresceu 3,8 % nos quatro primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2010. Foi o melhor resultado da região Sul. No mesmo período o Rio Grande do Sul registrou crescimento de 1,4 % e Santa Catarina taxa de -1,7 %. O resultado paranaense também foi superior à média brasileira: 1,6 %. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os segmentos que mais contribuíram para a performance da indústria paranaense no quadrimestre, destacam-se os de veículos automotores (alta de 22,9%), material elétrico (20,6%) e produtos de metal (11,9%).

Considerando apenas o mês de abril, verificou-se aumento de 1,4% da produção industrial paranaense quando comparada ao resultado do mesmo período do ano passado. No confronto com o mês de março de 2011, houve queda de 1,9%. Nesse comparativo a média nacional ficou em –2,1%.

De acordo com o diretor de pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, o contexto macroeconômico, marcado pela elevação dos juros, foi o principal responsável pela desaceleração da atividade industrial em abril na maioria das unidades da federação.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, o setor industrial paranaense ganhará mais segurança para se desenvolver com a nova política fiscal do Estado, estabelecida pelo programa Paraná Competitivo. “Criamos um bom ambiente de negócios para quem se interessa em se instalar aqui ou para os empresários que já estão no Paraná e planejam ampliar seus empreendimentos”, disse.