GERAL

Sasc promove evento de combate ao trabalho infantil

A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai promover neste domingo (12), das 9 às 11 horas, atividades culturais e educativas para crianças e adolescentes em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.

O evento será realizado no Centro Social Marista, no Jardim São Jorge.

O objetivo da atividade será conscientizar as famílias sobre o problema e despertar discussões que gerem mecanismos para evitar que crianças e adolescentes sofram exploração do trabalho infantil.

Segundo a secretária da Sasc, Sandra Franchini, foi desenvolvido um programa especial para combater o trabalho de crianças e adolescentes.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) atende 483 crianças e adolescentes, entre 7 e 16 anos.

Desde sua criação o programa já promoveu mais de 100 inclusões.

"Temos uma preocupação muito grande em acabar com o trabalho infantil, que coloca as crianças em situações perigosas, penosas, insalubres e até degradantes, como descreve o próprio Ministério do Trabalho".

O Peti permite que crianças e adolescentes em situação de

exploração de trabalho recebam uma bolsa em dinheiro e sejam inseridos em programas de jornada ampliada e contraturno social.

"O objetivo é promover atividades para mantê-los fora das ruas e sem risco de exploração", explica a diretora do programa, Thais Regina Morales.

Para a permanência das crianças e adolescentes no programa é preciso seguir alguns critérios, como a freqüência escolar mínima de 75% no ano letivo e a mesma porcentagem de presença nas atividades propostas.

Serviço:

Centro Social Marista - rua Nossa Senhora da Glória, nº 48 -Jardim São Jorge.

Para denunciar o trabalho infantil basta ligar para 3221-6400 (Sasc)

Pmm