AÇÃO SOCIAL

Teatro leva conscientização ambiental para escolas

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente e como parte do projeto “Fazendo Arte com Sabor”, desenvolvido por meio de parceria entre o Cesumar e a Cocamar, começou ontem uma série de apresentações teatrais que vão ser levadas a 18 escolas do município tratando a questão da reciclagem do lixo e da dengue.

A peça foi montada exclusivamente para atender ao projeto, integrando atores do Grupo Elenco, da Casa da Cultura de Marialva, e estudantes do Cesumar. O estudante de Artes Visuais e diretor do grupo, Alisson da Silva Trindade, conta que buscou montar um texto que fosse de fácil entendimento pelas crianças. “Explicamos o conceito de reciclagem de um jeito que as crianças entendem a importância de cuidar do lixo e, assim, evitar o problema da dengue.”

Nesta segunda-feira, a peça foi apresentada nas escolas Machado de Assis, Borba Gato, João Batista, Vitor Beloti, Piveni Piassi e Celestin Freinet, atingindo cerca de novecentos alunos de 1ª à 4ª série. As próximas apresentações serão nos dias 14 e 22 e, até o final, mais de 3 mil estudantes do ensino fundamental deverão ter assistido à peça.

Para a diretora da escola João Batista, Iraína Giovaninetti Coelho, o teatro reforça as atividades desenvolvidas no estabelecimento voltadas ao meio ambiente. “A peça é lúdica e de fundamental importância para despertar o interesse das crianças pelo tema. Com certeza , elas vão ficar mais atentas e valorizar melhor a coleta de lixo.”

A peça também é apresentada utilizando a linguagem de sinais, um trabalho que foi desenvolvido pelo professor de libras Ricardo Sander. Segundo ele, o objetivo é cumprir a legislação que determina a inclusão dentro dos estabelecimentos de ensino.

A ideia da apresentação teatral é que as crianças entendam melhor o conceito de reciclagem e possam participar de forma mais consciente do projeto “Fazendo Arte com Sabor”, que propõe a coleta de embalagens cartonadas pelos estabelecimentos participantes do projeto.

Segundo a coordenadora do projeto, Kaísa Abeche, as escolas que mais recolherem embalagens até 31 de agosto, ganham a participação em oficinas de artes que serão ministradas pelos professores e estudantes de Artes Visuais do Cesumar, enquanto as embalagens recolhidas serão destinadas para reciclagem.

Este é o segundo ano em que o projeto acontece envolvendo a Cooperativa Cocamar e o Centro Universitário de Maringá.