ECONOMIA

Richa discute com vice-presidente do Paraguai construção de ponte bimodal na fronteira

O governador Beto Richa reuniu-se nesta segunda-feira (30) com o vice-presidente paraguaio, Luis Federico Franco Gómez, para discutir a construção de uma ponte bimodal sobre o rio Paraná, ligando o Brasil ao Paraguai. Richa afirmou que a obra é fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico da região e atrairia cargas do país vizinho para o Porto de Paranaguá.

A ideia é ampliar um projeto que já está sendo licitado pelo governo brasileiro e que prevê a construção de uma ponte rodoviária ligando Foz do Iguaçu com o distrito de Presidente Franco. A intenção do governo paraguaio é que a obra inclua também uma ligação ferroviária com o Paraná, o que facilitaria ao país vizinho o escoamento de sua produção agrícola pelo Porto de Paranaguá. O projeto paraguaio prevê ainda a construção do ramal Cascavel-Foz do Iguaçu, com cerca de 170 km.

“O ramal ferroviário é fundamental para nossa economia. Vamos trabalhar junto ao governo federal para a realização dessa obra”, afirmou o governador. Richa solicitou uma reunião técnica para formalizar um projeto a ser apresentado ao governo federal.

Franco Gómez disse que o Paraguai é o quarto maior exportador de soja do mundo, com produção anual de nove milhões de toneladas. O país não tem acesso ao mar o que dificulta o escoamento da produção.

“Minha presença é para pedir o apoio do governo do Paraná. O Paraguai vive um grande momento de desenvolvimento econômico e precisa de uma ligação ferroviária urgente”, disse o vice-presidente. Ele afirmou que a obra reduziria o custo das exportações, que atualmente são feitas pelo porto fluvial do Uruguai.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que a ponte bimodal traria uma série de benefícios para a produção dos dois países. “Existe a possibilidade de essa ligação ser efetivada, o que certamente irá melhorar o comércio entre os dois países”, afirmou o secretário. Ele disse que a ligação ferroviária pelo município de Guaíra também pode ser uma opção viável para a integração com o Paraguai.

Richa Filho destacou os investimentos do governo estadual para ampliar a capacidade do Porto de Paranaguá e as obras do ramal ferroviário da Ferroeste, ligando o Mato Grosso do Sul e o Paraná.