AÇÃO SOCIAL

Saúde abre campanha de vacinação da gripe em Maringá

A Secretaria de Saúde lança hoje, segunda-feira, 25 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe, que este ano além de idosos e indígenas vai imunizar gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores da saúde. O lançamento será às 9 horas, durante a inauguração do novo prédio da Unidade Básica de Saúde do Parigot de Souza. A partir das 12 horas a vacina estará disponível em todos os postos de saúde do município e na Sala de Vacina da Secretaria, na Zona 7. A campanha vai até o dia 13 de maio.

No dia 30 de abril, sábado seguinte ao início da campanha, será realizado o Dia de Mobilização Nacional com o plantão em todas as Unidades Básicas e a Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. A orientação às pessoas que estão nos grupos atendidos pela vacinação é procurar os postos de saúde próximos da residência ou do local de trabalho. “As pessoas não precisam se deslocar da região onde moram ou trabalham para tomar a vacina”, diz o secretário Antônio Carlos Nardi.

A vacina aplicada nas campanhas anuais protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul ano anterior, inclusive o da influenza A (H1N1). As crianças menores de dois anos serão vacinadas em duas etapas, a segunda dose aplicada 30 dias após a primeira. Os pais, lembra o secretário de Saúde, devem programar as duas doses para não deixar de imunizar corretamente as crianças.

Segundo o Ministério da Saúde, as campanhas de vacinação contra a gripe vêm contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Na população com mais de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de internações por pneumonias, enquanto entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%. O Ministério da Saúde alerta ainda sobre as medidas de prevenção a serem adotadas por todas as pessoas, que inclui lavar as mãos com frequência, evitar tocas olhos, boca e nariz após contato com superfícies ou pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.