CIDADE

Maringá se torna cidade amiga das franquias

A Prefeitura Municipal de Maringá inicia, no dia 25 de abril às 10 horas, as atividades para divulgação do termo de cooperação assinado com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) que torna Maringá uma cidade amiga das franquias. Na oportunidade, haverá uma palestra com Adir Ribeiro, que atua a 18 anos no setor de Franchising e Varejo, com o tema “Como comprar uma Franquia de maneira bem sucedida”.

O convênio, assinado em dezembro de 2010, tem intenção de estimular o interesse de possíveis franqueadores e franqueados, estruturando Maringá para que ela esteja tributariamente preparada para as franquias. Atualmente, o Paraná é o 3° Estado do Brasil em número de franqueadoras e o 4° em número de franqueados, segundo dados da ABF.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Valter Vianna, a cidade terá muitos benefícios com essa parceria. “Um dos primeiros benefícios para o município é sediar conferências, simpósios, seminários, palestras e encontros de formação técnica sobre o franchising com associados de todo o Brasil”, afirmou o secretário.

Segundo o presidente do Instituto Tomodati de Maringá, Cláudio Suzuki, o convênio vai contribuir com o projeto de microfranquias desenvolvido pelo Instituto e apoiado pelo BID/FUMIN. “Através do instituto já desenvolvemos um projeto com o propósito de oferecer aos dekasseguis e demais interessados condições para a formação do próprio negócio, com franquias de baixo custo. O apoio e comprometimento da ABF com esse projeto será fundamental para o surgimento de novas franquias”, destacou Suzuki.

Segundo o presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRCVB), Fernando Rezende, Maringá irá entrar para no cenário nacional de empresas franqueadas. “O convênio vem fortalecer todo um trabalho que tem sido desenvolvido por algumas instituições da cidade, a fim de apoiar e direcionar os novos empreendedores. Trazer novas empresas para Maringá aumenta nossa capacidade de gerar negócios, fomentado o desenvolvimento da cidade”, frisou.

O evento será realizado na Faculdade Cidade Verde (FCV), empresa mantenedora do MRCVB. “Para nós, que somos uma instituição de negócios, que formamos administradores, economistas, etc., é importante apresentar para os alunos este projeto. Muitos irão sair da faculdade com interesse em montar seu próprio negócio e ter esse apoio é com certeza uma facilidade a mais”, ressaltou o diretor geral da FCV, José Carlos Barbieri.

Este evento conta com o apoio Prefeitura Municipal de Maringá, Associação Brasileira de Franchising, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Instituto Tomodati, Faculdade Cidade Verde, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Sebrae, Associação Comercial e Empresarial de Maringá e da Confederação Nacional de Micro e Pequena Indústria.

Assessoria de Imprensa MRCVB