ECONOMIA

Silvio Barros vai inaugurar avenida Maringá em Kakogawa

Vinte e dois anos depois de se tornarem cidades co-irmãs, e de Maringá denominar uma de suas avenidas em homenagem à Kakogawa, agora a Cidade Canção também dará nome a uma das avenidas da metrópole japonesa.

A solenidade que vai marcar o início das obras da Avenida Maringá, em Kakogawa, está prevista para o próximo dia 16 de junho ­ uma quinta-feira.

O convite oficial para representar a municipalidade maringaense no evento é um dos principais motivos da viagem que o prefeito Silvio Barros fará ao Japão no período entre os dias 10 e 21 deste mês.

Junto com o prefeito Silvio Barros viajará uma comitiva formada por empresários e políticos maringaenses, entre eles a empresária Akemi Nishimori e o vereador Mário Hossokawa (PMDB).

O deputado estadual Luiz Nishimori não deverá acompanhar a comitiva, mas está sendo responsável por parte das audiências marcadas com autoridades daquele país.

Além de estreitar os laços comerciais com o mercado japonês e apresentar para os brasileiros residentes no Japão (dekasseguis) as vantagens de se investir em Maringá, a missão tem a finalidade de mostrar o potencial econômico maringaense para os empresários do país classificado entre os dez maiores compradores de produtos brasileiros.

"Estima-se que os dekasseguis enviem anualmente 500 milhões de dólares para o Brasil e a nossa intenção é atrair parte desse capital na forma de investimentos em Maringá", observa o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Flávio Vicente ­ que vai compor a comitiva.

PROJETOS a qualidade de vida dos maringaenses e o desenvolvimento econômico do município são outros fatores a serem destacados pela delegação, que também estará visitando a cidade de Nagoia.

Entre os projetos a serem apresentados pelo prefeito Silvio Barros à autoridades japonesas estão alguns relacionados à questões ambientais e ao turismo, como o "Empreendetur", de sua própria autoria.

Ainda em Kakogawa, a comitiva maringaense vai conhecer as estruturas e equipamentos da administração municipal e participará da inauguração de uma exposição fotográfica que tem Maringá como tema.

Também faz parte do roteiro uma visita à Expo 2005 ­ Feira Internacional da Cidadania e Meio Ambiente.

O retorno da comitiva à Maringá está previsto para o dia 21 de junho.

Pmm