DESENVOLVIMENTO

Alunos discutem ações para o alcance dos Objetivos do Milênio

Alunos discutem ações para o alcance dos Objetivos do Milênio
Participação de 300 alunos em Cianorte
Círculo de Diálogo contou com a participação de 300 alunos em Cianorte. Encontro envolverá alunos das 44 unidades do Colégio Sesi

Cerca de 300 alunos dos Colégios Sesi Ensino Médio de Cianorte, Maringá, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí participaram nesta quarta-feira (13) de um Círculo de Diálogo sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O encontro aconteceu no Centro de Eventos Villa do Farol, em Cianorte. Promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná e Sesi Paraná, o Círculo de Diálogo teve o objetivo de incentivar os alunos a realizarem ações que contribuam com o desenvolvimento local e a participarem do Movimento Nós Podemos do seu município.

“O Círculo de Diálogo irá estimular nos alunos o pensamento de que podemos fazer algo para melhorar o mundo”, destacou a gerente da unidade Sesi de Maringá, Ana Rosélis Kvitschal. Durante a atividade os alunos debateram assuntos como cidadania, voluntariado, solidariedade e trabalho em rede.

“No Colégio Sesi já trabalhamos a autonomia dos alunos e os assuntos abordados durante o Círculo de Diálogo reforçam a importância de uma visão crítica da sociedade”, disse a coordenadora do Colégio Sesi Cianorte, Jucele Marri. Para ela, o trabalho social voltado para o alcance dos ODM irá aproximar os alunos da comunidade.

Os alunos foram orientados a elaborar um plano de ação, que será realizado por eles, através de parcerias, para contribuir com o desenvolvimento local. Um grupo de alunos de Cianorte irá realizar um trabalho de sensibilização sobre a preservação do meio ambiente nas escolas de educação infantil. “Acreditamos que estas informações devem ser repassadas para as crianças para que, no futuro, a população uma preocupação maior com a preservação ambiental”, destacou a aluna Ana Paula Gimenez.

Em Maringá, o projeto de um grupo de alunas do Colégio Sesi já está em andamento: como o lixo produzido por resíduos da construção civil é prejudicial ao meio ambiente, elas decidiram reutilizar este material para construir mobiliário para as praças públicas.

“Este projeto participou da Mostra Inova e conquistamos o 3º lugar. O primeiro banco que fabricamos está em Curitiba (Cietep) e o construímos com as nossas próprias mãos”, destacou a aluna Jennifer Brenda Novaes. A prefeitura de Maringá aprovou a iniciativa e 70 bancos estão em construção para serem instalados no Parque do Ingá.

Os Círculos de Diálogo envolverão 4200 alunos de 44 unidades do Colégio Sesi. O próximo encontro acontecerá nesta quinta-feira (14), em Cascavel, no Salão do Clube da Copel, a partir das 8h30min.

Comunicação FIEP