CAMPANHA

Campanha da Voz acontece no Cesumar

Sábado próximo, dia 16, é comemorado o Dia Mundial da Voz. Neste ano, o tema da 13º campanha da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia é “Seja amigo da sua voz”. O objetivo do evento é chamar a atenção das pessoas sobre a importância dos cuidados com a voz na comunicação e sobre o crescimento dos números de câncer de laringe no Brasil.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, de 5% a 8% das pessoas têm dificuldade vocal, que atrapalha a comunicação, principalmente em profissionais como professores, atores, cantores e operadores de teleserviços. Outro problema com a voz pode ser resultado do uso de cigarros, sendo que 97% dos casos de câncer de laringe estão ligados ao tabagismo.

Durante os dias 18 e 19 de abril, a Clínica de Fonoaudiologia do Cesumar prestará atendimento e fará avaliações e orientações à comunidade. A professora Priscila Maria Trezza, coordenadora da atividade, destaca que muitas pessoas só procuram a ajuda de especialistas quando sentem os sintomas mais graves, como dores de garganta e perda da fala.

A fonoaudióloga alerta ainda quanto à necessidade de ficar atento a qualquer anormalidade que surgir, seja alteração vocal, cansaço, ardor ou dor ao falar, mudança de tom, pigarro ou rouquidão.

Os interessados podem comparecer à clínica, localizada no térreo do bloco 5, durante os períodos da manhã e tarde. Não é preciso fazer agendamento prévio para receber atendimento.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR