ATIVIDADE

Dia Mundial da Atividade Física movimenta comunidade nos bairros

Na UBS Tuiuti a população recebeu orientações sobre diversos temas da saúde e as crianças da Escola Municipal Rosa Palmas Planas participaram de gincana com alunos da 4ª série.

Dia Mundial da Atividade Física movimenta comunidade nos bairros

Ontem (06) foi realizada o Dia Mundial da Atividade Física, a Secretaria de Saúde promoveu uma série de atividades nas Unidades Básicas (UBS), escolas, Salões Comunitários e Academias da Terceira Idade dos bairros. Entre as ações oferecidas à população estão apresentações teatrais, atividades físicas, orientações e avaliações de promoção e prevenção em saúde.

Na UBS Internorte a comemoração foi na terça-feira, para usuários do Sistema Único de Saúde da área de abrangência das Equipes de Saúde da Família 31 (Jardim Internorte) e ESF 61 ( Jardim Bertioga e Aeroporto). Cerca de 80 pessoas participaram de alongamento, ginástica e danças de roda, orientações em saúde sobre hipertensão, diabetes, dengue, alimentação saudável, importância do exercício físico, saúde bucal, e temas relacionados.

Também foram realizadas avaliações como a verificação de pressão arterial, o peso e a estatura. Ao final os usuários saborearam um delicioso café da manhã com frutas. Na ATI do Residencial Tuiuti a Unidade do bairro realizou verificação de pressão arterial, peso e circunferências, alongamentos e caminhada, orientações sobre temas de saúde, além de apresentação do grupo de capoeira.

No Jardim Universo além das atividades na ATI e na Unidade do bairro, o Grupo de Saúde Mental se reuniu no salão da Igreja São Francisco de Assis para lanche saudável, atividade física, verificação de pressão arterial, glicemia capilar, e dados antropométricos.
A UBS São Silvestre realizou a verificação de medidas antropométricas, pressão arterial e glicemia, palestra sobre hábitos saudáveis e gincana. A equipe da unidade também visita a Escola Municipal Agmar Santos e promove atividade física com alunos e professores.

A equipe da UBS Iguaçu esteve na Academia de Terceira Idade do bairro realizando orientações aos usuários sobre a importância da atividade física, verificação de pressão arterial, medidas antropométricas e cálculo de IMC. Na Clínica Odontológica da UBS aconteceu avaliação bucal de usuários acima de 50 anos e fumantes, distribuição de folders e orientações sobre lesões bucais. Já na Escola Carlos Demia, as crianças assistiram o teatro Alimentação Saudável.

Além dessas unidades diversas outras realizam atividades no Dia Mundial da Atividade Física. Vale lembrar que as atividades da Secretaria de Saúde também comemoram o Dia Mundial da Saúde (7/04) e prosseguem até esta sexta-feira.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destacou que as atividades pelas Unidades Básicas são importantes para conscientizar a população sobre a necessidade das atividades físicas para a prevenção de doenças. “Para praticar atividades físicas os maringaenses contam com uma série de Academias da Terceira Idade nos bairros, além de diversos pontos para realizar caminhadas” lembra Nardi.

Confira a programação para os outros dias e participe:

UBS Aclimação
7/4, ATI Parque Ingá – Orientações sobre diversos temas de saúde, pressão arterial e glicemia capilar.

UBS Alvorada I
7/4, ATI, 08h00 às 11h00 – Orientação sobre o uso correto dos aparelhos da ATI e alongamento; barraca de orientações (tabagismo, DST/AIDS, saúde mental, saúde da mulher e do homem); barraca de medidas ( pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura e IMC); exposição de artesanatos e trabalhos do grupo “Pintando e Bordando” e Grupo de Artesanato da UBS; café da manhã.

UBS Alvorada III
7/4, Grupo de Adolescentes, 14h30 às 16h30 – Oficina de alimentação saudável;
8/4, ATI, 08h00 às 11h00 – Barraca de orientações (DST/AIDS, saúde mental, gestantes, saúde da mulher e saúde do homem, dengue, tabagismo); barraca de medidas (pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura, IMC; café da manhã.

UBS Floriano
7/4 – ATI e Centro Esportivo – 08h00 às 11h00 – Ginástica matinal com alongamentos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientações com entrega de folders (tabagismo, DST/AIDS, doação de sangue, dengue e dicas de alimentação saudável.

UBS Grevíleas
8/4, ATI, 07h30 – Orientações sobre alimentação saudável, tabagismo, atividade física, verificação de peso/altura, pressão arterial, glicemia capilar e lanche saudável.

UBS Guaiapó/Requião
7/4, ATI, 08h00 às 12h00– Orientações sobre diversos temas de saúde (tabagismo, dengue, DST/AIDS, saúde bucal, estatuto da criança e adolescente, estatuto do idoso, ervas medicinais, avaliação física, cálculo IMC, alimentação saudável), exposição dos grupos desenvolvidos na UBS, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, ginástica maluca, oficina de pipas;
7/4, Escola Municipal Angela Borin, 13h00 às 16h30 – Gincana com alunos da 4ª série, montagem da pirâmide, ginástica maluca.

UBS Iguaçu
7 e 8/4, ATI, 7h30 às 9h30 – Orientações aos usuários da ATI, importância da atividade física, verificação de pressão arterial, medidas antropométricas e cálculo IMC;
7 e 8/4, UBS, 7h30 às 11h30 e 13h00 às 17h00 – Verificação de pressão arterial e glicemia capilar, orientação sobre temperos que melhoram o sabor da dieta hipossódica, dengue, prevenção do câncer de colo de útero e mama;
7 e 8/4, Clínica Odontológica UBS – Avaliação bucal de usuários acima de 50 anos e fumantes, distribuição de folders e orientações sobre lesões bucais;
7/4, UBS, 09h00 – Palestra “Hora do Chá”;
7/4, Escola Odete Ribaroli, 09h30 e 15h30 – Alongamento para alunos e professores;
7/4, CEMEI Cecília Meireles, 14h00 – Gincana para alunos e professores;
8/4, UBS, 09h00 – Oficina de citronela para usuários em geral pacientes dos grupos programáticos.

UBS Iguatemi
8/4 - ATI e Centro Esportivo – 08h00 às 11h00 – Ginástica matinal com alongamentos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientações com entrega de folders (tabagismo, DST/AIDS, doação de sangue, dengue e dicas de alimentação saudável.

UBS Industrial
7 a 8/4 – Sala de Espera UBS – Exibição de vídeos educativos sobre os seguintes temas: tabagismo, hipertensão, diabetes, alimentação saudável, DST/AIDS, dengue, etc;
8/4 – UBS – 8h00 – Aferição de pressão arterial, glicemia, IMC e orientações em saúde;
8/4 – CMEI Luísa Fontes – à tarde – Atividade física com professores e alunos.

UBS Maringá Velho
7/4, 07h30, UBS - Orientações sobre diversos temas de saúde (tabagismo, vida saudável, educação no trânsito, etc);

UBS Ney Braga
9/4 – Local a confirmar – 08h00 às 16h00 – Ginástica matinal com alongamentos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, orientações com entrega de folders (tabagismo, DST/AIDS, doação de sangue, dengue e dicas de alimentação saudável, preventivo de colo de útero e mama.

UBS Olímpico
7 e 8/4 – UBS – 08h30 às 13h30 – Orientações na sala de espera por profissionais de nível superior (médicos, dentistas e psicólogos) sobre os temas dengue, diarréia, tabagismo, diferença entre gripes e resfriados, saúde bucal e DST;

UBS Parigot Souza
8/4, ATI, 08h00 às 12h00 – Stand de orientação sobre tabagismo, dengue, DST/AIDS, saúde bucal, estatuto da criança e do adolescente e do idoso, ervas medicinais, avaliação física cálculo de IMC, alimentação saudável e exposição dos grupos desenvolvidos na UBS; verificação de pressão arterial e glicemia, oficina de culinária (aproveitamento integral dos alimentos), exposição e oficina de artesanato, ginástica maluca, oficina de pipas, recreação com jogos educativos;
8/4, Escolas, 13h00 às 16h30 – Gincana com alunos da 4ª séries: montagem da pirâmide alimentar, ginástica maluca, concurso de desenho com o tema “vida saudável”, pesagem nas creches.

UBS Pinheiros
7/4, 7h30 às 9h00, ATI Jd Oásis – Panfletagem sobre alimentação saudável, alongamento e caminhada;
7/4, 8h15 às 9h30, Casa do PSF Piatã – Caminhada, dança, café da manhã com frutas com orientação sobre alimentação saudável;
7/4, 7h30 às 8h00 – Palestra “O uso de drogas e suas conseqüências”;
7/4, Capela São Paulo Grupo de Artesanato, 16h00 – “Relaxamento mental e corporal em busca da qualidade de vida”;
8/4, ATI Novo Oásis, 08h00 às 10h00 – “Mini Espaço Saúde” (caminhada, alongamento, verificação pressão arterial, IMC, agendamento preventivo);
9/4, Estacionamento Supermercado Bom Dia da Av. dos Palmares – “Mini Espaço Saúde” (orientação, testes e coleta tradicional para HIV/AIDS. Educação para compras e leitura de rótulos de alimentos com nutricionista;

UBS São Silvestre
7/4, UBS - Orientações e distribuição de panfletos sobre diversos temas de saúde;
8/4, UBS, Grupo de Gestantes - Orientações e distribuição de panfletos sobre diversos temas de saúde;

UBS Vila Esperança
7/4 – UBS – Caminhada com estação de temas referentes a promoção e prevenção da saúde e café da manhã com frutas.
7/4 – Equipe da UBS atende usuários do Restaurante Popular para orientações sobre alimentação saudável, prática de atividade física e realização de exames.

UBS Zona Sul
7/4, Policlínica Zona Sul, 08h00 às 11h30 e 13h30 às 17h00 – Realização de atividade física, avaliação nutricional, pressão arterial, glicemia capilar, orientações sobre diversos temas de saúde e café da manhã com frutas.

Assessoria de Comunicação PMM