CULTURA

Artistas maringaenses fazem mostra de artes visuais

Começou ontem,no Museu Heleton Borba Cortes a mostra coletiva de artes visuais “Visões”, dos artistas maringaenses Bulla, Jorge Pedro,Kimura e Tânia Machado. A exposição prossegue até o dia 26 de setembro.

A mostra expõe uma visão individualizada de cada um dos artistas nas suas abordagens. Bulla, com um olhar sobre a “Loucura”; Jorge Pedro, com suas “Demandas Internas”; Kimura e as “Visões do Cotidiano” e Tânia Machado refletindo sobre as “Imaterialidades”, tornando esta mostra instigante em suas propostas.

Cinco fotografias, cinco visões. Loucura. Muito mais do que o traço de uma razão desaparecida, a loucura é a expressão de um sofrimento e reveladora de verdades humanas. Fala da possibilidade do desastre das faculdades do homem expressa na desordem de sua linguagem e de seu comportamento.

A exposição de fotografias de Bulla mostra o reflexo distorcido em uma poça d’ água, o corpo esparramado em uma cama como num leito de morte, o caminhar entre paredes escuras que isolam, e, em uma janela, o sinal de que tudo está bem.

O artista Jorge Pedro mostra em seus trabalhos sua sensibilidade, explorando a estética do olhar com materiais rústicos misturados a metais, resinas, tintas e outros, compondo obras marcadas pela colagem, costuras e jogos de figuras geométricas. Tem como linha mestra de trabalho a técnica “assemblage” – em francês, “juntar” – que permite transformar a plástica de diferentes tipos de materiais.

O artista Kimura expõe “Visões como observação do cotidiano”, diante do amplo conceito de arte. A exposição é a visão do artista sobre personagens que se expõem ao mundo real, entre um olhar à distância e o da intimidade.

Tecnicamente, confere às imagens pictóricas em traços exatos, planos de cor precisa, tentando “enganar” a visão do espectador, para que este veja curvas e degradês.

A artista Tânia Machado mostra 11 telas em “Visões como Imaterialidade”, com pinturas e desenhos de peso e leveza que buscam as formas representativas existentes e os sentidos que podem receber, de acordo com o olhar de cada um. A artista utiliza as técnicas de pintura mixed media com ênfase na técnica do óleo sobre tela de algodão, e no desenho mixed media com ênfase no pastel seco.

A mostra “Visões”, que divulga trabalhos artísticos e utiliza o espaço do Museu Helenton Borba Cortes é uma realização da Prefeitura de Maringá através da Secretaria da Cultura.

PMM