ESPORTE

Melhores dos Brasil disputam Campeonato Brasileiro de Pista no velódromo em Maringá

Melhores dos Brasil disputam Campeonato Brasileiro de Pista no velódromo em Maringá
Brasileiro de Ciclismo de Pista reúne os melhores atletas do Brasil
Começou na última quarta-feira (23) e prossegue até domingo (27), o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, uma competição que reúne os melhores atletas do Brasil defendendo as principais equipes do ranking. A disputa promete ser acirrada, pois participam do brasileiro mais de 100 atletas, representantes dos times de São José dos Campos, Memorial, Lidra, GF Ciclismo, Funvic entre outras.

A competição tem como objetivo escolher o campeão nacional de ciclismo de 2011, além de selecionar ciclistas para o Campeonato Pan-americano de Ciclismo de Pista, que será realizado em maio deste ano na Colômbia.

De acordo com o técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo, Emerson Silva, o velódromo de Maringá foi escolhido este ano para sediar o campeonato, pois conta com uma ótima estrutura para os atletas, o alojamento fica no próprio velódromo proporcionando assim mais comodidade para todos.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo, que conta ainda com apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, Federação Paranaense de Ciclismo e Santa Rita Saúde.

As provas iniciais foram realizadas na quarta-feira, onde aconteceram as primeiras eliminatórias. No total serão nove provas para a categoria feminina e dez provas para o masculino, totalizando 19 títulos brasileiros, distribuídos entre as duas categorias.

O Brasileiro de Pista está sendo disputado por atletas das categorias elite/sub-23 masculino e elite feminino. “Mais uma vez contamos com uma grande competição em nossa cidade e mais uma vez conseguimos superar as expectativas. Os atletas nos elogiaram muito pela estrutura. O público compareceu para assistir as provas, que tem entrada gratuita”, declarou a secretária de Esportes e Lazer, Edith Dias, convidando o público para assistir a competição que prossegue no período da tarde, a partir das 17 horas e de manhã com início às 9 horas.

Preparação

De acordo Emerson Silva, depois do final da competição, que acontece domingo, cerca de 15 atletas que fazem parte da Seleção Brasileira de Ciclismo permanecerão em Maringá até o início de maio, onde prepararão para o Pan-americano que acontece em maio, na Colômbia.

Provas

O ciclismo de pista conta com provas de velocidade, velocidade por equipes, quilometro, madison, keirin, perseguição individual, perseguição por equipes por pontos e scratch.

Velocidade – 200 metros

Corrida onde táticas são muito importantes. Depois da tomada de tempo nos 200 metros com uma largada lançada, os corredores competem entre si para a classificação, em 2 ou 3 voltas, dependendo da extensão do velódromo. Os perdedores ainda podem se classificar nas séries de repescagem. Das quartas de final em diante, os corredores competem entre si em dois matchs.

Velocidade por equipes

Essa prova é realizada com equipes de três corredores, em três voltas na pista. Cada corredor deve conduzir obrigatoriamente em uma volta. O último corredor termina sozinho. Nos campeonatos mundiais, as oito equipes com melhor tempo se classificam; quatro delas são eliminadas no confronto um a um. Finalmente, as duas equipes com o melhor tempo correm para decidir o vencedor.

Quilômetro (500m para mulheres)

Essa é uma prova de contra-relógio individual, com largada parada. O competidor creditado com o melhor tempo é declarado vencedor.

Keirin

Nessa prova oriunda do Japão, 6 a 8 corredores competem entre si em um “sprint” de 600 a 700 metros que são realizados após uma corrida de 1400 metros seguindo um veículo ciclomotor que aumenta sua velocidade gradualmente com uma variação de 30 a 50 quilômetros por hora.

Perseguição individual

Dois corredores competem em uma distância fixa (homens: 4km, mulheres: 3km). Eles iniciam em lados opostos da pista. O vencedor é o corredor que alcança seu rival ou que marca o melhor tempo.

Perseguição por equipes

Duas equipes de 4 corredores competem em uma distância de 4 quilômetros. Eles iniciam de dois pontos opostos da pista. A vencedora é a equipe que alcança a equipe rival ou que marca o melhor tempo.

Por pontos

Essa é uma especialidade onde o placar final depende do número de pontos conquistados e acumulados nos sprinters intermediários (a cada 10 voltas nos velódromos de 250 metros) e de acordo com as voltas vencidas. É realizada na distância de 30km para homens e 25km para mulheres.

Madison

Essa prova requer um alto grau de compreensão, pois é uma competição que acontece entre duas equipes de dois corredores com sprinters intermediários. O placar é definido pela distância e pontos conquistados pelos competidores. Com um máximo de 18 equipes, geralmente disputando em 50km. Os membros das equipes podem realizar o câmbio com o toque de mãos ou tocando a coxa do companheiro. Enquanto um dos corredores disputa o outro circula em velocidade reduzida.

Scratch

Scratch é uma corrida individual baseada em distância (15 km para homens, 10 km para mulheres). O numero de participantes é limitado a 24. A largada é dada após uma volta neutralizada.