CARNAVAL

Detran alerta para cuidados redobrados no trânsito durante o carnaval

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) prepara uma série de ações educativas para lembrar aos motoristas dos cuidados redobrados que devem ser adotados durante o carnaval. Para reduzir o número de acidentes, que aumenta até 15% em épocas de feriado, o órgão alerta para as infrações mais cometidas nas estradas e vias paranaenses. Em 2010, foram registradas mais de 2 milhões de violações às leis de trânsito em todo o Estado.

O ranking de desrespeito é liderado pelo excesso de velocidade. Mais de 478 mil multas foram emitidas para punir motoristas que conduziam até 20% acima da velocidade permitida. De acordo com o diretor-geral do Detran/PR, Marcos Traad, é necessário promover a cultura do respeito mútuo no trânsito. “Os motoristas que transitam acima da velocidade permitida colocam em risco a própria vida e, mais que isso, a vida de terceiros. O que devemos fazer para diminuir esses índices tão altos de faltas é respeitar as normas, estimulando a prática da cortesia”, afirma.

A segunda posição na lista é ocupada pelas infrações ao estacionar em locais proibidos, o que gerou cerca de 269 mil multas no ano passado. Em seguida, aparecem as ações de avanço do sinal vermelho ou de parada obrigatória, com aproximadamente 150 mil infrações.

Também aparecem no ranking: deixar de fazer registro do veículo no prazo de 30 dias (126.652 infrações); falta de uso do cinto de segurança, do condutor ou de passageiros (119.839); dirigir falando ao celular ou usando fone de ouvido (110.323); e transitar em velocidade entre 20% e 50% acima da permitida na via (82.972).

“Nos últimos anos, aumentou o número de agentes e de equipamentos de fiscalização, até mesmo para acompanhar o crescimento da frota de veículos. Esperamos que isto leve à queda da sensação de impunidade e, consequentemente, na queda das violações”, disse o coordenador de infrações do departamento, Gustavo Fatori.

CARNAVAL – Na sexta-feira (4), a partir das 13 horas, uma equipe do Detran vai entregar material educativo e orientar motoristas no portal de São José dos Pinhais, na Avenida das Torres, saída para a BR 376, que liga o Paraná a Santa Catarina.

Segundo o coordenador de educação para o trânsito do Detran/PR, Juan Ramon Soto Franco, o objetivo é chamar a atenção para cuidados básicos de segurança, que podem salvar vidas. “Medidas simples fazem a diferença. Respeitar a sinalização, evitar dirigir cansado ou sob estresse, jamais dirigir alcoolizado, manter distância do veiculo que está na frente e diminuir a velocidade durante a noite, período em que experimentamos uma sensível redução do nosso campo visual”, recomenda.