AÇÃO SOCIAL

Mais de 200 crianças e idosos participam de Carnaval social

Mais de 200 crianças e idosos participam de Carnaval social
Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, foi criada uma oportunidade deles participarem da festa de Carnaval - Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Mais de 200 crianças e idosos atendidos pela rede municipal de assistência social participaram nesta quarta-feira (2) de um Baile de Máscaras no Centro Integrado de Atividades Culturais e Artísticas – CIACA Mandacaru. A atividade, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), teve como objetivo a inclusão.

Crianças do CIACA Mandacaru e frequentadores do Centro Dia do Idoso comemoraram o Carnaval em um baile de máscaras confeccionadas por eles e pelos educadores. Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, foi criada uma oportunidade deles participarem da festa de Carnaval. “Programamos esse baile visando a inclusão de crianças e idosos e o convívio de todos, que fortalece o respeito mútuo”, explica.

A idosa Julieta Bertini elogiou a iniciativa da secretaria. “Fazia muitos anos que eu não participava de uma festa de Carnaval. Fiz teatro durante 25 anos e estou acostumada com fantasias. Estou emocionada em poder retomar essa fase tão feliz na minha vida. Nesse baile todos nós somos crianças”, afirmou.

A SASC mantém uma estrutura de atendimento a crianças, adolescentes e idosos. Crianças e adolescentes são atendidos em serviços de convivência no CIACA Mandacaru, no Espaço da Juventude Brinco da Vila, no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e no Projovem Adolescente. O trabalho é desenvolvido em oficinas de orientação escolar, artística-cultural, iniciação à informática e jogos recreativos, além da organização de passeios, visitas e outros projetos destinados à formação cultural.

Atendimento aos idosos

Para o atendimento aos idosos, o município atua com programas de atenção especial em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). Essa prestação de serviços se dá através da Rede de Proteção Social Básica, que oferece atividades de sociabilização e oportuniza laços de amizade, e da Rede de Proteção Social Especial, para aqueles que encontram-se com frágeis vínculos familiares ou sem vínculo familiar.

A Gerência de Proteção Social Básica é responsável pelos Centros de Convivência do Idoso Eliseu Gianini e Parque Palmeiras, onde são oferecidas atividades de artesanato, ginástica, com professora de Educação Física, palestras, grupos de convivência com psicóloga, curso de corte e costura, costura industrial, escolarização. Ainda compreende mais de 20 Grupos de Convivência de Idosos de iniciativa não governamental, que também desenvolvem as mesmas atividades, através de reuniões semanais.

Já a Gerência de Proteção Social Especial oferece o Serviço de Atendimento a Denúncias de Violação de Direitos, que atende vítimas de violência, em conjunto com o Ministério Público; o Condomínio Morada do Sol que consiste em oito moradias para até dois idosos cada uma, que sejam independentes em suas vidas diárias; Casa Lar Benedito Franchini, abrigo de longa permanência com capacidade para 12 pessoas, destinado a idosos sem vínculo familiar e/ou vitimizados por violação de seus direitos, e o Centro Dia do Idoso, programa de permanência durante o dia, com capacidade de atendimento a trinta idosos.

Serviço

Informações no CIACA Mandacaru, pelo telefone (44) 3901-1872.

Assessoria de Comunicação/PMM