AÇÃO SOCIAL

O garoto João Daniel encabeça campanha pela doação de medula óssea

O garoto João Daniel encabeça campanha pela doação de medula óssea
João Daniel, conhecido como Bombeirinho.
O garoto João Daniel, de 5 anos, é o personagem principal da campanha para cadastramento de doadores de medula óssea, lançada nesta sexta-feira (18), no Shopping Vest Sul. Um dos objetivos do movimento é encontrar um doador para ele, que ficou conhecido em Maringá como Bombeirinho, em razão de uma homenagem que recebeu da corporação ao sair do Hospital do Câncer pela escada do caminhão do Corpo de Bombeiros.

João Daniel foi diagnosticado com leucemia com 1 ano e meio, já fez 11 cirurgias e tratamentos de quimioterapia.

O evento, organizado por amigos da família e pessoas que se sensibilizaram com a história, contou com a participação do secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia (representando a Prefeitura), do vereador Flávio Vicente (representando a Câmara Municipal), do presidente do VestSul, Otávio Baroni Júnior, além de representantes de entidades e instituições.

A campanha foi aberta com a apresentação do grupo de adolescentes “Bate Lata” atendidos pela Prefeitura, através do programa ProJovem.

Uma equipe do Hemocentro trabalhou durante o dia todo cadastrando interessados em ser doadores. Pessoas de 18 a 55 anos podem se cadastrar apresentando documento pessoal com foto e coletando 5 ml de sangue para tipagem genética. A dificuldade de encontrar um doador compatível pode chegar até 1 em cada 1 milhão de pessoas.

Esta foi a primeira ação da campanha, que vai se estender por um ano com outras etapas acontecendo em shoppings, instituições e empresas de Maringá e Cianorte para mobilizar o maior número de pessoas possível.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, colocou a estrutura da Prefeitura à disposição para ajudar na divulgação da campanha. “Esse personagem que o João Daniel escolheu para interpretar, o Bombeirinho, não é por acaso. É a profissão que salva vidas e está no ranking de maior credibilidade entre outras profissões. Com a campanha o João está cumprindo essa missão de ajudar a salvar vidas. Convidamos todos a participar”, ressalta.

O vereador Flávio Vicente, convidou a população a colaborar ainda mais. “A população carece de bons exemplos que nos inspirem, de heróis que sejam exemplos para os brasileiros. O João Daniel representa esse sentimento. Nós aqui já estamos engajados, mas se cada um buscar mais um para participar, essa campanha vai crescer e ajudar ainda mais pessoas”, concluiu.