TRÂNSITO

Quarta faixa elevada é implantada em Maringá

Quarta faixa elevada é implantada em Maringá
Av. Pedro Taques recebe faixa elevada.
Mais uma via com grande fluxo de veículos e de pedestres está recebendo melhorias realizadas pela Secretaria de Transportes. A avenida Pedro Taques, esquina com a rua Santo Antônio, está recebendo a quarta faixa elevada implantada pela administração municipal.

A novidade, trazida pela Setran e instalada na cidade desde o final do ano passado, recebe elogios da população, principalmente os pedestres que são os mais beneficiados com as faixas. “A faixa elevada foi feita pensando nos pedestres, eles são a prioridade. Estamos satisfeitos com a aceitação da população, inclusive os motoristas, e até o final deste ano pretendemos instalar mais 12 faixas elevadas na cidade”, diz o secretário de Transportes, Walter Guerlles.

Guerlles explica que a escolha dos locais que irão receber o mecanismo de segurança segue critérios técnicos. “Há todo um estudo de nossos engenheiros de tráfego para verificar se a via realmente necessita da faixa elevada. Apesar de recebermos muitas solicitações só vamos implantar as faixas em vias específicas”.

A quarta faixa está em fase de implantação e deve ser totalmente liberada para uso nesta semana. Além da avenida Pedro Taques, a Setran já instalou as faixas elevadas nas avenidas Mandacaru, São Paulo e Guedner. “Estamos oferecendo segurança para a travessia do pedestres nestes locais que são bastante movimentados”, reforça o secretário de Transportes.

A faixa de pedestre elevada tem 7 metros de comprimento e 13 centímetros de altura, funcionando como uma pequena rampa que obriga os motoristas a reduzir a velocidade e dar passagem ao pedestre.