TRANSPORTE

Obras vão transformar avenida Brasil e dar nova utilidade para rotatórias

O secretário de Transportes, Walter Guerlles, diz que nesta primeira etapa o trânsito não será interrompido.

Obras vão transformar avenida Brasil e dar nova utilidade para rotatórias
Revitalização da Avenida Brasil

A administração municipal vai iniciar nos próximos meses as obras de revitalização da avenida Brasil, que vão transformar o trânsito local e dar nova utilidade para praças da cidade que estarão integradas num grande projeto de mobilidade urbana.

Na segunda quinzena do mês de maio, a Secretaria de Transportes dará início à primeira etapa do projeto, estreitando o canteiro central da avenida Brasil, que será reduzido para três metros, dando espaço para a implantação de mais uma faixa para o tráfego de veículos nas duas pistas. Os estacionamentos laterais das pistas serão mantidos.

Paralela às obras do estreitamento do canteiro da avenida Brasil, a Setran vai iniciar a instalação de pontos de ônibus nas praças, que serão revitalizadas tornando-se um espaço de integração do transporte coletivo e de uso da comunidade. As primeiras praças a serem adaptadas são: 7 de Setembro, José Bonifácio e Rocha Pombo.

Além dos pequenos terminais de ônibus, as praças vão receber Academias da Terceira Idade, quiosques de cafés ou pequenas lanchonetes, banheiro público, banca de revistas e outras melhorias. “A ideia é reaproveitar esse espaço e trazer a comunidade para dentro da praças”, diz o prefeito Silvio Barros.

“Tanto os serviços para o estreitamento do canteiro da Brasil quanto a revitalização e implantação de abrigos de ônibus nas praças serão executados de forma a não prejudicar o fluxo normal de veículos. Não vamos fechar a via e o fluxo será normal, sem prejuízo para o motorista”, garante o secretário ressaltando que a Setran vai trabalhar até as 23 horas para agilizar as obras, diariamente.

A primeira etapa do projeto será implantada entre maio e novembro deste ano. “Já temos parte dos recursos garantidos pela Caixa Econômica Federal para a revitalização da avenida Brasil. Já as obras nas praças serão realizadas no primeiro momento com recursos próprios, para garantir que as duas obras sejam concluídas este ano”, diz o diretor de engenharia de tráfego da Setran, Gilberto Purpur.

Segunda etapa

Além da revitalização e readequação de uso das praças 7 de Setembro, José Bonifácio e Rocha Pombo, outras duas rotatórias receberão pontos de ônibus futuramente: Souza Naves e Geoffrey Wilde Diment – Ivaí. Além das rotatórias serão instalados pontos de ônibus ao longo das vias.