FÉRIAS

Secretaria de Cultura organiza programação especial para as crianças

Secretaria de Cultura organiza programação especial para as crianças
Apresentações teatrais voltadas para o público infantil
A Secretaria de Cultura preparou uma programação especial para o mês de janeiro, período que as crianças estão de férias escolares. Nas diversas bibliotecas municipais, acontecerão oficinas, exibição de filmes, contação de histórias e gincanas. Apresentações teatrais voltadas para o público infantil também são destaque da programação.

Para a secretária de Cultura, Flor Duarte, as bibliotecas municipais durante as férias escolares serão uma grande opção de lazer para o público infantil. “Queremos mostrar que a biblioteca, além de local de estudo, é um lugar de encantamento, onde as atividades oferecidas pela Cultura tem como objetivo, estimular a criatividade, o raciocínio e a amizade entre as crianças”, destacou.

Nas oficinas, as crianças poderão participar de aulas de pintura, scrap arte, porta objetos, arte com sucatas e oficina de fantoches. As inscrições são gratuitas e em alguns casos apenas há o limite de vagas. As oficinas são realizadas de tarde.

Outra opção para as crianças são os filmes exibidos nas salas das bibliotecas municipais. Com uma temática inspirada no valor da amizade, do amor e respeito à natureza, são destaques as animações de Hércules, Turma da Mônica, Asterix, Xuxa e Corcel Indomável. A contação de histórias também vão animar o público infantil no período de férias escolares, como as Aventuras do Menino Maluquinho e outros contos. Após as atividades, os coordenadores fazem dinâmicas com as crianças estimulando a discussão dos temas.

Dentro da programação do projeto “Convite ao Teatro” da Secretaria de Cultura, as crianças poderão contar com muita emoção e diversão nas peças “Mais uma Folia de João Grilo e Chicó”, e “Cotidiano, o Tempo Todo”, do Grupo Espaço Sou Arte, de Campo Mourão, e a peça “Pequenos Palhaços”, da Cia Dom Caixote de São Paulo.

Todo esse trabalho de “encantamento” realizado pela Secretaria da Cultura já tem dado resultados positivos. Segundo Flor Duarte, a participação das crianças nas atividades oferecidas pela Cultura acabam estimulando a visita do público infantil nas bibliotecas municipais. “Temos observado um aumento significativo no número de empréstimos de livros por crianças que acabaram conhecendo uma das bibliotecas. As atividades nesse período de férias escolares é uma grande oportunidade para que as crianças conheçam os projetos da Secretaria de Cultura e participem das atividades ao longo de todo o ano”, destacou a secretária.

Programação:

06/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA DE PORTA TRECOS começa às 14 horas na Biblioteca Mandacaru (Av.Mandacaru, 317). O oficina será orientada por Maria Madalena Milaré Brina e Mirian da Silva. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas a 15 pessoas. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1763.

06/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. O filme HÉRCULES será exibido às 14h30 na Biblioteca Alvorada (Av. Sophia Rasgulaeff, 693). Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1747.

07/01 (sexta-feira). Projeto CONVITE AO TEATRO. A peça MAIS UMA FOLIA DE JOÃO GRILO E CHICÓ será encenada pelo grupo Espaço Sou Arte, de Campo Mourão, às 21 horas no Teatro Barracão. A comédia conta a história dos amigos inseparáveis, João Grilo e Chicó, personagens da cultura nordestina. Os dois amigos estão sempre em busca de aventuras e armações. Em uma dessas aventuras eles invadem a Fazenda do Coronel Venceslau, o mais importante e rigoroso da região. A ideia inicial era apenas roubar algumas galinhas porém eles acabam até marcando casamento com Lindaura, a filha solteirona do Coronel. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3218-6100. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. O teatro tem capacidade de 240 lugares, este número não poderá ser excedido.

12/01 (quarta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. HORA DA HISTÓRIA. A história A LIMPEZA DE TEREZA será contada por Samira Chaim às 14 horas na Biblioteca Palmeiras (Av. Kakogawa, 1310). Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1792.

12/01 (quarta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. O filme A TURMA DA MÔNICA EM A PRINCESA E O ROBÔ será exibido às 9 horas na Biblioteca Centro (Av. XV de Novembro, 514). O filme tem a direção de Maurício de Souza e 90 minutos de duração. Censura Livre. Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1753. Sinopse: Em um distante planeta em forma de cenoura, robôs e coelhos vivem lado a lado, tranquilamente. Até que uma centelha misteriosa, vinda de uma distante estrela pulsar, atinge um robozinho e o torna apaixonado pela princesinha do reino, a doce Mimi. Mas há perigos, inveja e um terrível vilão para tentar atrapalhar o romance. A Turma da Mônica entra em cena para ajudar os dois namoradinhos, através de mil peripécias pelo espaço.

13/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA DE XADREZ começa às 13h30 na Biblioteca Operária (Av. Paiçandu, 717). Instrutor: Augusto Moretti Junior. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1768.

13/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. O filme A TURMA DA MÔNICA EM A PRINCESA E O ROBÔ será exibido às 14h30 na Biblioteca Alvorada (Av. Sophia Rasgulaeff, 693). O filme tem a direção de Maurício de Souza e 90 minutos de duração. Censura Livre. Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1747. Sinopse: Em um distante planeta em forma de cenoura, robôs e coelhos vivem lado a lado, tranquilamente. Até que uma centelha misteriosa, vinda de uma distante estrela pulsar, atinge um robozinho e o torna apaixonado pela princesinha do reino, a doce Mimi. Mas há perigos, inveja e um terrível vilão para tentar atrapalhar o romance. A Turma da Mônica entra em cena para ajudar os dois namoradinhos, através de mil peripécias pelo espaço.

13/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. HORA DA HISTÓRIA. “AS TRÊS PARTES”, do autor Edson Luiz Kozminski, será contado por Mirian da Silva às 14 horas na Biblioteca Mandacaru (Av. Mandacaru, 317). Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1763.

14/01 (sexta-feira). Projeto CONVITE AO TEATRO. A peça COTIDIANO, O TEMPO TODO será encenada pelo grupo Espaço Sou Arte, de Campo Mourão, às 21 horas no Teatro Barracão. O espetáculo foi criado a partir de poesias de importantes autores como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Fernando Guimarães e Cecília Meireles. Retrata a rotina do homem moderno, que muitas vezes sem direção acaba perdendo sua essência. Aborda temas como amor, violência, submissão, neurose, ódio e esperança. Utiliza recursos da poesia, música, dança, teatro e circo. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3218-6100. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. O teatro tem capacidade de 240 lugares, este número não poderá ser excedido.

14/01 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. HORA DA HISTÓRIA. A história LOLÓ BARNABÉ, de Eva Furnari, será contada por Emanuel Dutra Lopes às 9 horas na Biblioteca Centro (Av. XV de Novembro, 514). A contação tem 13 minutos e conta com interação da plateia. Entrada Franca. Recomendada a partir dos 4 anos. A história fala da família de 'Lolo Barnabé'. Todos eram muito criativos e inteligentes. Para qualquer problema encontravam uma solução, inventando alguma coisa diferente. Porém, um dia não havia mais o que inventar. Foi então que descobriram o valor das coisas mais simples que possuíam.

14/01 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. TORNEIO DE XADREZ começa 13h30 na Biblioteca Operária (Av. Paiçandu, 717). Instrutor: Augusto Moretti Junior. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1768.

17/01 (segunda-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. O filme A ESPADA ERA A LEI, do diretor Wolfgang Reitherman, será exibido às 13h30 na Biblioteca Centro (Av. XV de Novembro, 514). O filme tem 89 minutos e é dublado. Censura Livre. Sinopse: Quem conseguir tirar uma espada mágica encravada em uma pedra, será coroado rei da Inglaterra. O esperto garoto Arthur, que desconhece a lenda, trabalha como cavalariço em um castelo e sonha em se tornar um cavaleiro. Todavia, o Mago Merlin que vive na floresta, conhece o futuro e sabe que Arthur será rei. Dessa forma, ele se muda para uma torre do castelo juntamente com seu fiel assistente, a coruja Arquimedes, e atribui para si a missão de dar uma formação escolar ao jovem. Muito confuso, Merlin às vezes começa a falar de coisas e pessoas que ainda não existem. As suas melhores aulas são quando transforma Arthur em diferentes animais, como um esquilo ou um peixe. Durante essas aulas na floresta, acabam chamando a atenção de uma bruxa, a Madame Min. Buscando impressionar Arthur e humilhar Merlin, ela o desafia para um duelo de magia. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1753.

18/01 (terça-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA DE SCRAP ARTE será ministrada pelas instrutoras Kyoko Nishida e Kassia Marçal às 13h30 na Biblioteca Operária (Av. Paiçandu, 717). Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1768.

18/01 (terça-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA DE SUCATA começa às 14 horas na Biblioteca Palmeiras (Av. Kakogawa, 1310). Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1792.

19/01 (quarta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A história O MENINO MALUQUINHO, de Ziraldo, será contado por Flávia Ribeiro às 9 horas na Biblioteca Centro (Av XV de Novembro, 514). História contada com a utilização de objetos, duração 15 minutos. Recomendado a partir dos 6 anos. Sinopse: Conta a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz. Entrada Franca.

19/01 (quarta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. HORA DA HISTÓRIA. A história GALO DE BRIGA, PAZ, será contada por Luana Orsini às 13h30 na Biblioteca Operária (Av. Paiçandu, 717). Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1768.

20/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA DE FANTOCHES COM GARRAFA PET ocorrerá às 13h30 na Biblioteca Palmeiras (Av. Kakogawa, 1310). Estão disponíveis 20 vagas para crianças com mais de 8 anos. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1792.

20/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA MARCANDO A PÁGINA será ministrada por Kyoko Nishida e Kassia Marçal às 13h30 na Biblioteca Operária (Av. Paiçandu, 717). Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1768.

20/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. O filme OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES será exibido às 14h30 na Biblioteca Alvorada (Av. Sophia Rasgulaeff, 693). Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1747.

20/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA PINTANDO O SETE, com as instrutoras Mirian da Silva e Natália T. Santos, começa às 14 horas na Biblioteca Mandacaru (Av. Mandacaru, 317). Vagas limitadas, 20 no máximo. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1763.

21/01 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. GINCANA CULTURAL, com o tema CONTOS DE FADAS, começa às 13h30 na Biblioteca Operária (Av. Paiçandu, 717). A atividade será coordenada por Kyoko Nishida e Kassia Marçal. Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1768.

21/01 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. O filme OS 12 TRABALHOS DE ASTERIX será exibido às 9 horas na Biblioteca Centro (Av. XV de Novembro, 514). O longa-metragem de 80 minutos tem a direção de René Goscinny e Albert Uderzo. Censura Livro. Dublado. Sinopse: Depois de mais uma tentativa de conquistar a vila gaulesa, alguns dos senadores romanos começam a suspeitar de que os moradores dali são, na verdade, uma espécie de deuses. César, para manter seu trono, envia à vila uma lista com doze tarefas que só poderiam ser realizadas por seres superiores. Se os gauleses vencerem o desafio, ele admitiria sua derrota. Caso contrário, se tornariam seus escravos. A proposta é aceita. Asterix, por ser o mais esperto, e Obelix, por ser o mais forte, são escolhidos para representar a vila. Com o peso de não falhar em uma só tarefa, os dois saem para cumprir os doze trabalhos e manter a dignidade gaulesa. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1753.

25/01 (terça-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. O TORNEIO DE DOMINÓ, com o instrutor Augusto Moretti Junior, começa às 13h30 na Biblioteca Operária (Av. Paiçandu, 717). Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1768.

25/01 (terça-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA DE PINTURA: QUADRINHOS DE ISOPOR COM TINTA GUACHÊ começa às 14 horas na Biblioteca Palmeiras (Av. Kakogawa, 1310). Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1792.

26/01 (quarta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA QUADRADINHOS NÃO TÃO QUADRADINHOS DE HISTÓRIA, com a instrução de Fernanda Mecking, começa às 13h30 na Biblioteca Operária (Av. Paiçandu, 717). Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1768.

26/01 (quarta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A história CHEGA DE BEIJOS, de Emma Chichester Clark, será contada por Marlene Rodrigues Alencar às 9 horas na Biblioteca Centro (Av. XV de Novembro, 514). Recomendada a partir de 3 anos. A contação é realizada de forma interativa e tem 10 minutos de duração. Sinopse: Conta a história de Momo, um macaquinho que não gosta de beijos e muito menos de ser beijado. Ele gostaria de saber porque exitem tantos beijos no mundo. Beijo de oi, de tchau, de bom-dia e nem mesmo de boa-noite o interessavam. Um dia, ele reuniu toda a família - mãe, pai, avó, todos os primos, tios, tias e avisou: chega de beijos! Mas, com a chegada de um novo bebê na família, tudo mudou. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1753.

27/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. O filme XUXA EM O MISTÉRIO DA FEIURINHA será exibido a partir das 14h30 na Biblioteca Alvorada (Av. Sophia Rasgulaeff, 693). Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1747.

27/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA PICASSO 130 ANOS começa às 13h30 na Biblioteca Operária (Av. Paiçandu, 717). A atividade terá Luana Orsini como instrutora. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1768.

27/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA DE MARCADORES DE PÁGINAS tem início às 14 horas na Biblioteca Palmeiras (Av. Kakogawa, 1310). Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1792.

27/01 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. A OFICINA QUADRINHOS DE LÃ será realizada a partir das 14 horas na Biblioteca Mandacaru (Av. Mandacaru, 317). Mirian da Silva e Natália T. Santos serão as instrutoras da atividade. Vagas Limitadas a15 pessoas. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1763.

28/01 (sexta-feira). Projeto CONVITE AO TEATRO. PEQUENOS PALHAÇOS, da Cia Dom Caixote, de São Paulo será encenada às 21 horas no Teatro Barracão. A peça conta a história de Calculé, um garoto que em busca de seus sonhos resolve fugir com o circo, deixando seus amigos e sua família. O sonho acaba se tornando um pesadelo mas nada é capaz de apagá-lo. Censura Livre. O espetáculo foi contemplado com 9 prêmios no 2° Festival de Teatro da Cidade de São Paulo: Espetáculo, Texto e Ator Coadjuvante (Paulinho Rocco), Ator (Vitor Faria), Direção, Figurino, Luz, Cenografia (Luiz Felipe Petuxo) e Produção (Daniele San Martin). Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3218-6100. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. O teatro tem capacidade de 240 lugares, este número não poderá ser excedido.

28/01 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. O filme SPIRIT, O CORCEL INDOMÁVEL será exibido a partir das 9 horas na Biblioteca Centro (Av. XV de Novembro, 514). O longa-metragem de 82 minutos tem a direção de Kelly Asbury e Lorna Cook. Censura: livre. Dublado. Sinopse: No final do século XVII em pleno Oeste norte-americano vive Spirit, um cavalo que resiste a ser domado pelo homem. Ele se apaixona por uma égua local, chamada Chuva, e desenvolve uma grande amizade com um jovem índio Lakota chamado Pequeno Rio. Juntos eles acompanham a colonização do local onde vivem, percebendo as mudanças que a chegada da civilização fazem em seu dia-a-dia.Entrada Franca. Mais informações pelo telefone 3901-1753.

28/01 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. GINCANA CULTURAL, com o tema ZIRALDO começa às 13h30 na Biblioteca Operária (Av. Paiçandu, 717). A atividade será coordenada por Kyoko Nishida e Augusto Moretti Junior. Entrada Franca. Outras informações pelo telefone 3901-1768.