ESPORTE

Equipe maringaense de Rugby ganha o paranaense de 2010

A equipe de Maringá ganhou pela primeira vez o título do paranaense realizado na capital paranaense.

Equipe maringaense de Rugby ganha o paranaense de 2010
Título do paranaense

A disputa foi contra o time da casa, Curitiba Rugby Club, que há quatro anos permanecia como líder no estado.

Ativo em Maringá desde 2007, o Hawks veio se preparando para a final com três treinos semanais. Com cerca de 70 atletas integrando o grupo subdivididos em três equipes: masculino, feminino e juvenil. O título de campeões do paranaense de Rugby XV, representou mais que uma vitória estadual para o time.

Com a diferença de dez pontos, Maringá conquistou o lugar que até então era ocupado pelo time da capital. Dentre as comemorações, o Hawks teve como destaque o atleta Lucas Vieira, artilheiro do campeonato com 42 pontos, seguido do vice-artilheiro Gustavo Albuquerque, com 40 pontos. Albuquerque, também conhecido como “Rambo”, foi o try man da final, somando oito tries.

Treinos

Tratando do cenário competitivo, o treinador do time, Marcelo Gimenes Valenzuela, adianta que os treinos neste fim de ano serão mais leves para que no próximo ano o time comece com força total. Mas, para manter o pique, neste domingo (19) será realizado um amistoso em Maringá contra Londrina, a partir das 10 horas, no parque Alfredo Nyffeler. Tanto o time masculino quanto o feminino vão jogar, e a partida é aberta à comunidade.

Conquistas

Este ano representou a soma de diversas conquistas para o time, que agora vem colhendo os frutos semeados em 2007. Além de campeão paranaense, foram campeões do Torneio Nacional de Rugby Seven, em Campo Grande e, também, do Torneio do Interior PR/SP em Cianorte, ambos realizados em junho. Em setembro, ainda em Cianorte, ficaram em segundo lugar no Campeonato Paranaense de Rugby Seven nas três categorias que disputaram: Masculino Adulto, Feminino e Masculino Juvenil.

Para o próximo ano, as conquistas servem de estímulo para os novos projetos que serão desencadeados tanto para a própria equipe, quanto para a comunidade maringaense. É o que confere o caráter de Utilidade Pública sancionada pelo prefeito Silvio Barros no dia 26 de outubro deste ano, em que um dos desenvolvimentos será o ensino da modalidade esportiva para crianças, além do projeto de revitalização do parque Alfredo Niffler, local de treino e jogos da equipe.