MEIO AMBIENTE

Indústria é multada por degradar unidade de preservação

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semaa) de Maringá multou ontem em R$ 58 mil a empresa Docemelo Indústria de Alimentos Ltda por poluir o ambiente com resíduos industriais e provocar a morte de árvores

e vegetação rasteira de uma unidade de preservação permanente do município.

A multa foi lavrada com base na lei municipal 09/93, que versa sobre poluição ambiental, e no decreto municipal 1358/2002. A poluição foi descoberta durante fiscalização de rotina no Parque das Perobas, reserva vizinha à indústria autuada.

Os fiscais constataram que a indústria estava despejando efluentes líquidos sem tratamento no ambiente. A poluição atingiu o Parque das Perobas, destruindo cerca de 800 metros quadrados da mata, incluindo árvores adultas.

Em 20 de agosto passado, a Docemelo já havia sido notificada pela Semaa a cessar os despejos poluentes e a apresentar um projeto de recuperação da área degradada.

A notificação exigia também que a empresa apresentasse, em cinco dias, um projeto de tratamento de seus resíduos industriais. Este último item já foi cumprido pela indústria.

A empresa tem prazo de trinta dias para pagar a multa ou apresentar defesa administrativa.

PMM