CULTURA

Maringá recebe uma das melhores violonistas do mundo

O show da violonista, que ocorrerá às 20 horas, insere Maringá no circuito internacional de concertos.

Maringá recebe uma das melhores violonistas do mundo
Ana Vidovic é uma das melhores violonistas do mundo

Considerada uma das melhores violonistas do mundo, a croata Ana Vidovic estará na Universidade Estadual de Maringá, na próxima quinta-feira (9), para ministrar masterclass, pela manhã, e para uma apresentação ao público em geral, à noite, com entrada franca. O masterclass será ministrado das 8 às 12 horas, no bloco 8, para os alunos de violão dos cursos de bacharelado em violão do Departamento de Música (DMU), alunos do curso técnico da Escola de Música (EMU), e para alunos de outras instituições, oriundos de Uberlândia, Curitiba, Londrina, Bauru e Cuiabá.

Esta apresentação ocorreria no auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), mas foi transferida para o Teatro Oficina da UEM. A croata vem para uma turnê no Brasil, de 7 a 13 deste mês, para apresentações também em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Cada uma dessas cidades irá presenciar um repertório com diversas das mais famosas obras da história do violão clássico, como Asturias, Recuerdos de La Alhambra e La Catedral, num programa que viajará de Bach a Beatles. Um panorama bem interessante para quem deseja conhecer a arte desse instrumento, desempenhada por um de seus maiores nomes na atualidade.

Vidovic começou a tocar violão aos 5 anos de idade, e aos 7 tinha dado a sua primeira atuação pública. Aos 11 anos, estava fazendo apresentações internacionais, e aos 13 tornou-se a mais jovem aluna a frequentar a prestigiosa Academia Nacional Musical em Zagreb, onde estudou com o professor Istvan Romer. A reputação de Ana na Europa levou a um convite para estudar com Manuel Barrueco no Peabody Conservatory, onde se graduou em 2005. A violonista croata venceu um impressionante número de prêmios e concursos internacionais, incluindo os primeiros prêmios no Concurso Internacional de Albert Augustine, Inglaterra, Fernando Sor Competition, em Roma, e Francisco Tarrega Competition, na Espanha. Na Croácia, a Vidovic já tocou com os Solistas de Zagreb e com a Orquestra Sinfônica da Rádio e Televisão croata, bem como tendo sido apresentada em três documentários para a televisão pelo eminente cineasta Petar Krelja. A promoção é do Departamento de Música da UEM.

Outras informações na secretaria do DMU, pelo telefone (44) 3011-4092 ou (44) 9151-0841, com Flávio.