NATAL

Copel recomenda cuidados na instalação de enfeites natalinos

O Natal se aproxima e, como já é tradição, muita gente se esmera para enfeitar a fachada e o jardim de casa com um colorido especial. São milhares de pontos de luz colorindo as cidades com criatividade e brilho, conferindo um realce que vem alegrar ainda mais essa época festiva.

Para evitar que a instalação e a operação dos adereços de iluminação natalina sejam causa de acidentes, choques elétricos e curtos-circuitos, a Copel sugere alguns cuidados importantes.

É essencial que, no momento da compra, o consumidor verifique a procedência e a qualidade dos adereços que utilizam eletricidade, principalmente os cordões de luzes, ou pisca-piscas.

Deve-se dar preferência a produtos certificados pelo Inmetro. Antes de fazer a instalação, é preciso verificar as condições do material, seja ele novo ou não, e proteger as emendas e as conexões com fita isolante de boa qualidade.

Também é importante assegurar-se de que a capacidade e a resistência dos condutores – tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si – sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios.

Assim, evita-se o derretimento de fios e a ocorrência de curtos-circuitos, que podem provocar incêndios. Na dúvida, a Copel orienta que o consumidor consulte um eletricista de confiança.

A ligação dos equipamentos na tomada só deve ser feita depois de concluída a montagem, para evitar acidentes causados por falhas no isolamento de fios ou emendas. A Copel também recomenda que não se toque na fiação nem se substituam lâmpadas queimadas com o aparato ligado à fonte de energia.

O máximo cuidado deve ser tomado na ornamentação de exteriores, onde, além do risco de acidentes com choques elétricos, há o perigo de quedas. A instalação de adornos e objetos decorativos nas proximidades da rede pública de eletricidade é totalmente desaconselhada, pois é onde a probabilidade de acidentes graves torna-se ainda maior.

Outro cuidado fundamental a observar é com a umidade: equipamentos elétricos ou materiais energizados de qualquer espécie – incluindo os enfeites natalinos – jamais devem ser tocados quando a pessoa estiver com as mãos ou os pés molhados.

A água é ótima condutora de eletricidade, e amplifica os efeitos da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano. Se, por algum motivo, for preciso mexer ou tocar na decoração, é essencial que ela seja antes inteiramente desconectada das fontes de alimentação de energia elétrica.
AEN