EDUCAÇÃO

Rede estadual de ensino inicia matrícula para ano letivo de 2011

Rede estadual de ensino inicia matrícula para ano letivo de 2011
A rede estadual de ensino inicia o processo de matrícula
A rede estadual de ensino inicia o processo de matrícula de novos estudantes para o ano letivo de 2011. Crianças e adolescentes que não estavam estudando neste ano, ou vindas de escolas particulares, outros municípios ou estados, e que vão para a 6.ª, 7.ª e 8.ª séries do ensino fundamental ou 2.º e 3.º anos do ensino médio, serão as primeiras a se matricularem. O período é de 3 a 19 de novembro e a matrícula deve ser feita na própria escola. Para os alunos na mesma condição, mas que vão ingressar na 5.ª série do ensino fundamental ou no 1.º ano do ensino médio, a matrícula será feita dos dias 13 a 17 de dezembro.

Os alunos que ingressam na 5.ª série do ensino fundamental ou no 1.º ano do ensino médio em 2011, mas já são alunos da rede pública paranaense, vão receber uma carta-matrícula entre os dias 22 e 26 de novembro com a indicação da escola ou colégio em que terão a vaga garantida. Para a efetivação dessa matrícula, o aluno, ou seu responsável, deverá apresentar a carta no estabelecimento indicado entre os dias 29 de novembro a 10 de dezembro. Já nas demais séries a rematrícula ocorre automaticamente para os que irão permanecer na mesma escola.

“É importante ressaltar que os alunos já têm vaga garantida nas escolas do Estado, esse processo é apenas para confirmar seu lugar”, frisa Simone Martinez, diretora de Administração Escolar da Sude. O Estado segue o Georreferenciamento, sistema em que o aluno é matriculado na escola mais perto de sua residência. “Porém, mesmo que não haja disponibilidade na escola mais próxima, os pais podem ficar tranquilos que seus filhos têm vaga assegurada em outra”, afirma Simone.

DOCUMENTOS

No ato da matrícula, é necessário levar original e fotocópia de: certidão de nascimento do aluno (além da carteira de identidade para maiores de 16 anos), fatura da energia elétrica e histórico escolar ou declaração da escola de origem, no caso de transferência.

Todas as escolas estaduais estão preparadas para orientar a população em relação às matrículas. Informações também podem ser obtidas nos Núcleos Regionais da Educação (NREs). O atendimento pelo 0800-643-2643 começa no dia 13 de dezembro.
AEN