TRANSPORTE

Pesquisa de viabilidade supera expectativas dos coordenadores do projeto

Pesquisa de viabilidade supera expectativas dos coordenadores do projeto
O Trem Pé Vermelho prevê a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos.
A pesquisa de viabilidade para a implantação de um trem de passageiros entre as regiões de Maringá e Londrina, que será concluída nesta terça-feira (26), está superando as expectativas dos coordendores do projeto. “A receptividade por parte dos usuários do transporte coletivo está sendo ótima e a aceitação pelo projeto acima do esperado”, afirma a coordenadora de campo da pesquisa, Luciana Altieri, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ela revela que as equipes de campo, formadas por acadêmicos das universidades estaduais de Maringá e Londrina, tem detectado uma grande aceitação também pelo Trem Pé Vermelho. “As pessoas ouvidas nos coletivos, nos terminais de transporte público e os motoristas que circulam pela região recebem com muita simpatia a implantação de um trem de passageiros entre Maringá e Londrina”, contou Luciana.

A coleta de dados da pesquisa de viabilidade termina nesta terça-feira. A UEM e a UEL estarão com centenas de acadêmicos ouvindo passageiros do transporte coletivo e motoristas que utilizam as rodovias das duas regiões. “Com a pesquisa vamos dimensionar o potencial da região para o trem de passageiros, indicando frequência e dimensionamento da frota, número de estações, quantidade de passageiros, velocidade do percurso e custos do investimento”, adianta o coordenador do projeto do Trem Pé Vermelho, PauloThimóteo, do Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans).

Ele destaca que o trem de passageiros que será implantado na região é moderno, como os utilizados nas ligações de grandes metrópoles em vários países do mundo. O chamado Veículo Leve sobre Trilhos, ou VLT, oferece conforto, rapidez e pontualidade. “Fatores essenciais para servir os usuários do transporte coletivo em regiões metropolitanas”, explica.

Potencial

O projeto do Trem Pé Vermelho começou a ser elaborado há cerca de quatro anos, depois do Ministério dos Transportes identificar a região entre Maringá e Londrina com potencial para receber o trem de passageiros. A Agência de Desenvolvimento Terra Roxa, assumiu a responsabilidade em levar o projeto adiante, em parceria com prefeituras das 13 cidades beneficiadas e instituições de ensino e empresariais da região.

A pesquisa é a última etapa do projeto técnico antes da busca de recursos para o investimento na implantação do Trem Pé Vermelho. O trem de passageiros será implantado em um trecho de 152 quilômetros, ligando 13 municípios: Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã - atendendo uma população de cerca de 2 milhões de habitantes.

O Trem Pé-Vermelho é um projeto do Ministério dos Transportes. Os estudos para sua implantação são realizados pelo Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans). A articulação para a implantação do trem de passageiros na região é feita pela Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos.
PMM