EDUCAÇÃO

Vereadores aprovam cursos pré-vestibulares nas escolas municipais

Também foram aprovados utilização de garrafas plásticas (squeezes) nas escolas municipais, reforma da pista de skate da Praça Pedro Álvares Cabral e serviço de hemodiálise no NIS III da Zona Norte

Na sessão desta quinta-feira (7) foi aprovado, em primeira discussão, projeto da vereadora Marly Martin Silva (DEM) disponibilizando salas de aula da rede pública de ensino para que sejam ministrados cursos pré-vestibulares a estudantes de baixa renda da rede pública de ensino.

Pelo projeto, as salas serão utilizadas por entidades públicas e privadas que ministrem cursos pré-vestibulares a estudantes de baixa renda. O Poder Público ficará responsável pelo pagamento da energia elétrica e se

encarregará da limpeza e manutenção das salas. As entidades fornecerão todo o material pedagógico e de apoio às aulas.

Projeto do vereador Luiz do Postinho (PRP), aprovado votado em primeira discussão, determina a substituição dos copos plásticos utilizados pelos estudantes da rede pública de ensino por garrafas plásticas (squeezes). Pelo projeto, as garrafas serão entregues aos alunos junto com o material escolar.

De autoria do vereador Dr. Paulo Soni (PSB), foi aprovado em primeira discussão projeto dispondo sobre a implantação de serviço de hemodiálise e de serviço transfusional no NIS III da Zona Norte. O projeto autoriza a abertura de um crédito adicional especial de R$ 100 mil para a realização das obras.

Em regime de urgência especial foi aprovado em primeira discussão projeto do vereador Dr. Heine Macieira (PP) declarando de utilidade pública a Associação Atlética Rugby Maringá.

Projeto do vereador Dr. Heine Macieira (PP) instituindo o programa “A

Mulher na Política”, destinado a implantar medidas de incentivo à participação da mulher na atividade política foi retirado de pauta por oito sessões a pedido do autor. Ele explicou que pretende fazer alterações no projeto.

Em segunda discussão foi aprovado projeto do vereador Dr. Manoel Sobrinho (PCdoB) dispondo sobre a obrigatoriedade de as academias de ginástica, musculação e artes marciais possuírem equipamentos de ressuscitação cardiorrespiratória e profissionais treinados em suporte básico de vida.

Em segunda discussão foi aprovado projeto do vereador Dr. Carlos Eduardo Sabóia (PMN) dispondo sobre a reforma e modernização da pista de skate da Praça Pedro Álvares Cabral, na Zona 2. De acordo com o projeto, as obras serão realizadas após estudo técnico que levará em consideração

os modelos de pistas utilizados em competições de níveis nacional e internacional.

De autoria do vereador Belino Bravin Filho (PP), foi aprovado em segunda discussão projeto dispondo sobre a realização de palestras sobre animais venenosos nos bairros e distritos da cidade. Objetivo é prevenir acidentes
com espécies perigosas aos homens e animais.

Em segunda discussão foi aprovado projeto do Executivo que abre crédito adicional suplementar no valor de R$ 188.635,47 para atender despesas geradas na Secretaria de Assistência Social e Cidadania com a realocação de recursos orçamentários para a execução de convênios que tiveram

seus planos alterados.

Também em segunda discussão foi aprovado projeto do vereador Humberto Henrique (PT) denominando Alcides Antônio Faian a Rua 37.243, situada na Zona 37.

Ainda em segunda discussão foi aprovado projeto do vereador Dr. Heine Macieira (PP) outorgando ao Doutor Antônio Carlos Sanseverino o título de Cidadão Benemérito de Maringá.

Em terceira discussão foi aprovado projeto do vereador Dr. Carlos Eduardo Sabóia (PMN) dispondo sobre a implantação do “Programa Doar Sangue é Doar Vida”. Objetivo é desenvolver junto aos funcionários públicos municipais a consciência sobre a necessidade de doar sangue a órgãos oficiais de saúde.

Em discussão única foram aprovados quatro requerimentos. O vereador Belino Bravin Filho (PP) quer saber se há previsão para a reforma do salão comunitário existente no Jardim Ouro Cola.

O vereador Luiz do Postinho (PRP) deseja saber se a lei complementar 680/2007, que autoriza e regulamenta a realização de serviços de roçada pelo Município em imóveis não ocupados e terrenos baldios, está sendo cumprida. Em especial o disposto nos artigos 3º e 7º que tratam da

cobrança da taxa de roçada.

O vereador Humberto Henrique (PT) quer saber se há estudos por parte do Município para a implantação do Parque Tecnológico de Maringá, e em caso positivo informe se há terreno reservado para essa finalidade.

A Comissão Especial de Estudos sobre as Árvores solicita a prorrogação do prazo de funcionamento por mais 30 dias porque o prazo estabelecido anteriormente será insuficiente para a conclusão dos trabalhos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - CMM

www.cmm.pr.gov.br