PROJETOS

Vereadores aprovam desfibrilador em academias

Eles também aprovaram reforma em praça, palestras sobre animais venenosos e peçonhentos, mudança em eixo de rua e homenagens

Na sessão desta terça-feira (5) os vereadores aprovaram, em primeira discussão, projeto do vereador Dr. Manoel Sobrinho (PCdoB) dispondo sobre a obrigatoriedade de as academias de ginástica, musculação e artes marciais possuírem equipamentos de ressuscitação cardiorrespiratória e profissionais treinados em suporte básico de vida. Pelo projeto os professores responsáveis pelas atividades realizadas nas academias deverão possuir treinamento em suporte básico de vida, reciclado a cada dois anos e certificado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Em primeira discussão foi aprovado projeto do vereador Dr. Carlos Eduardo Sabóia (PMN) dispondo sobre a reforma e modernização da pista de skate da Praça Pedro Álvares Cabral, na Zona 2. De acordo com o projeto, as obras serão realizadas após estudo técnico que levará em consideração

os modelos de pistas utilizados em competições de níveis nacional e internacional. O projeto também autoriza o Executivo a fazer convênios ou termos de cooperação para a realização das obras e a abrir um crédito adicional especial no valor de R$ 100 mil.

De autoria do vereador Belino Bravin Filho (PP), foi aprovado em primeira discussão projeto dispondo sobre a realização de palestras sobre animais venenosos e peçonhentos nos bairros e distritos da cidade. Objetivo é

prevenir acidentes com espécies perigosas aos homens e animais.

Também em primeira discussão foi aprovado projeto do vereador Humberto Henrique (PT) denominando Alcides Antônio Faian a Rua 37.243, situada na Zona 37.

Ainda em primeira discussão foi aprovado projeto do vereador Dr. Heine Macieira (PP) outorgando ao Doutor Antônio Carlos Sanseverino o título de Cidadão Benemérito de Maringá.

Em regime de urgência especial os vereadores aprovaram em primeira discussão projeto do Executivo que abre crédito adicional suplementar no valor de R$ 188.635,47 para atender despesas geradas na Secretaria de Assistência Social e Cidadania com a realocação de recursos orçamentários para a execução de convênios que tiveram seus planos alterados.

Projeto do vereador Dr. Carlos Eduardo Sabóia (PMN) impondo aos supermercados, hipermercados e estabelecimentos semelhantes a obrigação

de atender aos consumidores em tempo razoável foi retirado de pauta, a pedido do vereador, por quatro sessões.

Projeto do vereador Luiz do Postinho (PRP) que dispõe sobre a confecção e distribuição de cartilhas aos pacientes com insuficiência renal alertando para os riscos da ingestão de carambola foi retirado de pauta por três sessões a pedido do autor.

Em discussão única os vereadores derrubaram o veto total ao projeto de lei complementar do vereador Belino Bravin Filho (PP) que transforma a Rua Pioneiro Joaquim de Oliveira Freitas em eixo de comércio e serviços

“F”.

Em segunda discussão foi aprovado projeto do vereador Dr. Carlos Eduardo Sabóia (PMN) que dispõe sobre a instalação de câmeras de vídeo nas recepções das repartições públicas municipais, os equipamentos devem possuir dispositivo para gravação de imagens. Objetivo é monitorar de forma permanente a qualidade do atendimento prestado aos cidadãos e usuários e também o controle de segurança dos locais. Pelo projeto, as unidades de saúde devem ser as primeiras a receber o equipamento.

Também de autoria do vereador foi aprovado, em segunda discussão, projeto dispondo sobre a implantação do “Programa Doar Sangue é Doar Vida”.

Objetivo é desenvolver junto aos funcionários públicos municipais a consciência sobre a necessidade de doar sangue a órgãos oficiais de saúde.

Projeto dos vereadores Aparecido Domingos Regini Zebrão (PP) e Evandro Júnior (PSDB), aprovado em segunda discussão, dispõe sobre a promoção anual de uma prova de motocross no Município. Pelo projeto, a prova será

realizada no mês de maio, integrando as comemorações do aniversário da cidade. A prova deverá reunir competidores em nível nacional e entregará ao vencedor o Troféu Cidade Canção.

Projeto do vereador Mário Hossokawa (PMDB), aprovado em segunda discussão, transforma a Rua Maringá, Jardim Aclimação, Zona 28, em eixo de comércio e serviços “F”.

Em segunda discussão foi aprovado projeto do vereador Dr. Heine Macieira (PP), alterando a redação da lei 8.623/2010, que denomina a Rua 25.242, na Zona 25.

De autoria do vereador Flávio Vicente (PSDB), aprovado em segunda discussão projeto instituindo o Dia Municipal do Trabalhador da Indústria do Vestuário, que será comemorado todo dia 25 de maio.

Em discussão única foram aprovados quatro requerimentos. O vereador Dr. Paulo Soni (PSB) quer saber se há previsão para a reforma na calçada ao redor da Policlínica do NIS III da Zona Sul e para a implantação de rampa de acesso para portadores de necessidades especiais.

O vereador Luiz do Postinho (PRP) deseja saber quais atividades extracurriculares o Município desenvolve nas escolas municipais sobre a prevenção de acidentes na infância e em quais horários elas são realizadas.

O vereador Belino Bravin Filho (PP) quer saber se há previsão para implantação de horta comunitária no Conjunto Residencial Ney Braga.

O vereador Dr. Heine Macieira (PP) quer saber se há previsão para a instalação de um posto de venda e recarga de cartões do sistema de transporte coletivo urbano de passageiros no Distrito de Iguatemi.

ASSESSORIA DE IMPRENSA - CMM