VESTIBULAR

Universidades realizam inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas

Seguem até o dia 24 de setembro as inscrições para o Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. O processo seletivo reúne as Universidades Estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar). Também participa do processo a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro, na Universidade Estadual de Maringá – UEM, que está coordenando o processo seletivo.

Cada uma das sete universidades estaduais do Paraná oferece seis vagas para serem disputadas exclusivamente entre os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná e a UFPR oferta dez, que podem ser disputadas também por indígenas de outras regiões do Brasil.

Cada Comissão Universidade para os Índios (Cuia) irá até às aldeias de sua região e efetuará as inscrições manualmente. O interessados também pode se inscrever preenchendo a ficha de inscrição, o questionário sócio-educacional e a carta de recomendação assinada pela liderança da comunidade indígena e/ou pela Funai e entregar em uma das universidades envolvidas. Os formulários e o Manual do Candidato estão disponíveis em: www.vestibular.uem.br/indigenas ou nas próprias universidades.

Os candidatos farão prova oral de Língua Portuguesa e provas objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química, além de Redação. O resultado será divulgado no dia 10 de janeiro no site www.vestibular.uem.br/indigenas e nas universidades envolvidas. As matrículas dos aprovados seguirão os calendários de cada universidade.

Outras informações na UEM, bloco G-45, telefones (44) 3011-8981 e 3011-4670, pelo site www.vestibular.uem.br/indigenas ou e-mail vestibular@uem.br.
AEN