TRANSPORTE

Avançam as fases do Projeto do Trem de Passageiros em Maringá

A implantação do Trem Pé Vermelho (malha ferroviária de 140 km que liga Ibiporã à Paiçandu, passando por Maringá) está prestes a dar mais um importante passo. Coordenadores e pesquisadores do projeto estão reunidos em Maringá, nesta terça e quarta-feira, para uma série de trabalhos e reuniões preparatórias com os agentes locais para a pesquisa de campo.

Na quarta-feira, às 9 horas, na Prefeitura de Maringá, haverá uma reunião de esclarecimento e mobilização para organizar os aspectos operacionais da pesquisa de campo, no qual visa identificar a demanda, os hábitos de uso e a preferência declarada dos potenciais usuários do trem.

A pesquisa de campo será executada pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina, além de órgãos estaduais e municipais.

Segundo a coordenação da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb, o envolvimento concreto e entusiasmado dos órgãos estaduais, municipais, comunidades locais e imprensa local e regional é fundamental para o êxito desta etapa do projeto.

A Trensurb coordena a reativação do Trem Pé Vermelho, juntamente com o programa Trem da Serra Gaúcha, onde este já cumpriu a etapa de pesquisa de campo. Tanto o projeto paranaense quanto o gaúcho estão contemplados no Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, coordenado pelo Ministério dos Transportes.
PMM