EDUCAÇÃO

Universidade de Maringá amplia número de cursos para o próximo vestibular

A Universidade Estadual de Maringá anunciou nesta sexta-feira (06) a implantação de dois novos cursos de licenciatura: Artes Cênicas e Artes Visuais. Quem for prestar o próximo vestibular pela UEM, o Vestibular de Verão 2010, já poderá se inscrever para essas duas graduações, com a abertura de 40 vagas cada.

Neste concurso, também serão selecionadas a primeira turma de oito cursos, cuja aprovação já havia sido anunciada pela Instituição. Quatro são para o câmpus sede: Comunicação e Multimeios, Bioquímica, Tecnologia em Biotecnologia e Matemática em período integral. O câmpus de Umuarama irá abrir os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Para o câmpus de Goioerê, foi aprovado o curso Física.

No total, a Universidade vai ofertar 2.104 vagas no Vestibular de Verão, das quais 382 são novas vagas. As inscrições poderão ser efetivadas de 1º a 20 de setembro pelo site www.vestibular.uem.br. As provas serão aplicadas de 12 a 14 de dezembro.

O reitor da Universidade, professor Décio Sperandio, ressaltou que todos os novos cursos foram criados com critério e planejamento. “O objetivo é crescer com qualidade”, anunciou o reitor, lembrando que, a partir de 2011, a UEM a passa a ofertar 63 cursos de graduação.

Para atender as demandas atuais e as futuras, Sperandio disse que já foi autorizada a realização de concurso público para contratação de 208 professores. Ainda não há data precisa para abertura dos editais. Além disso, o reitor adiantou que a Universidade estuda a criação de pelo menos mais dois cursos novos.

Sobre a licenciatura em Artes Cênicas, a professora Kiyomi Hirosi, integrante da comissão que criou o projeto pedagógico, disse que o curso tem como objetivo dar oportunidade à formação de profissionais para atuarem tanto na educação básica, quanto nos projetos culturais que envolvem essa área artística. “Os dados apontam que há carência deprofissionais habilitados para atuar com a área de Artes dentro da educação básica, ao mesmo tempo que há uma exigência da nova Lei de Diretrizes e Bases por esse profissional.”

A professora Kiyomi Hirosi ainda integrou a comissão de criação do projeto pedagógico do curso de Artes Visuais.
AEN