MEIO AMBIENTE

Representante da WWF Brasil visita parques maringaenses

A secretária geral da entidade ambientalista Fundo Mundial da Vida Selvagem (WWF Brasil), Denise Hamú, esteve em Maringá na última quarta-feira (12).

Na oportunidade se reuniu com o prefeito Silvio Barros e com o secretário do Meio Ambiente e Agricultura do município, José Croce Filho. Segundo o chefe do Executivo, “este foi o primeiro contato, onde apresentamos algumas idéias. Agora, a entidade irá avaliar a viabilidade de financiar os projetos para recuperação dos nossos bosques e parques urbanos”.

Durante a passagem por Maringá, Denise Hamú, visitou o Parque do Ingá e mais duas reservas urbanas, uma no Conjunto Borba Gato e outra no Parque das Palmeiras. A ambientalista ficou impressionada com o número de áreas verdes dentro da zona urbana da cidade, mas foi o Parque do Ingá que mais chamou sua atenção. “É realmente um lugar maravilhoso e que precisa de investimentos para ser melhorado e, acima de tudo, preservado”, observou.

Segundo o secretário José Croce Filho, “várias áreas verdes urbanas de Maringá estão sofrendo com problemas de erosão”. O parque do Ingá também tem deficiências, sobretudo na estrura do mini-zoológico. De acordo com estimativas da Prefeitura, seriam necessários cerca de R$ 5 milhões para a recuperação dos bosques e parques municipais.

Os recursos utilizados pela WWF Brasil são, na maioria, obtidos no exterior junto à Rede WWF. A entidade estabelece suas prioridades, elabora projetos e firma contratos com as organizações da Rede WWF, que tem recursos disponíveis para projetos específicos.

A arrecadação no Brasil inclue também as novas afiliações, doações, vendas de produtos com a marca WWF e outros. A WWF Brasil tem como política interna aplicar no país todos os recursos arrecadados, em atividades de conservação da natureza e na administração dos projetos.
pmm