GERAL

Aberta inscrições para mesários voluntários

As inscrições para as pessoas que quiserem trabalhar como mesário voluntário nas Eleições 2010 já estão abertas. De acordo com o chefe substituto da 137ª Zona Eleitoral de Maringá, Humberto Quirino, as convocações dos mesários já foi realizada e agora os tribunais regionais eleitorais estão cadastrando mesários voluntários.

“As pessoas que queiram voluntariamente participar como mesário nas eleições deste ano é preciso comparecem no Fórum Eleitoral de Maringá, localizado na avenida Herval, número 968, e preencher um cadastro. As inscrições seguirão por mais 15 dias”, explicou Quirino.

Além disso, os voluntários podem efetuar gratuitamente a inscrição via internet no site (www.tre-pr.jus.br), clicar no link “Mesário Voluntário” e preencher o cadastro.

Os convocados como mesários e que participarem da eleição, segundo o artigo 98 da Lei 9504/97, serão dispensados do serviço mediante declaração da Justiça Eleitoral sem prejuízo nos salários pelo dobro dos dias de convocação, receberão auxílio alimentação para o dia da eleição, algumas instituições de ensino poderão aceitar as horas trabalhadas pelos mesários como horas extracurriculares e ainda o trabalho como mesário poderá servir de critério de desempate em alguns concursos públicos.

Não poderão compor as mesas receptoras de votos e de justificativas: os candidatos e os seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive o cônjuge; os membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários que exerçam cargos de confiança no poder Executivo; os que pertencem ao serviço eleitoral e eleitores menores de 18 anos.

O juiz eleitoral pedirá a publicação das nomeações até o dia quatro de agosto e intimará os mesários via Correios ou por outro meio mais eficaz. Os convocados que não comparecem ao local em dia e hora determinado para a realização das eleições receberão multa cobrada através do recolhimento da Guia de Recolhimento da União (GRU), caso não apresentem justa causa ao juiz eleitoral até 30 dias antes da data da eleição.

Para mais informações sobre esse assunto, os interessados podem entrar em contato com o Fórum Eleitoral de Maringá pelo telefone (44) 3226-1708.

NÚMEROS

Maringá apresenta cinco zonas eleitorais. A previsão é que cerca de 1.500 mesários participem das Eleições 2010 que elegerá o presidente da República, senadores, governadores e deputados federais e estaduais.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados no dia 31 de maio deste ano, a Cidade possui 248.758 mil pessoas aptas a votar.
Maringá Mais