GERAL

Conferência Municipal dos Direitos do Idoso começa hoje

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI, abrem nesta terça-feira (8), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A conferência prossegue na quarta-feira. Serão dois dias de trabalhos, sempre das 13 às 18 horas, no Salão Social do Asilo São Vicente de Paulo.

A Conferência é realizada a cada 2 anos, e tem por objetivos motivar a discussão e analisar da situação atual de atenção ao idoso no nosso município, bem como levantar propostas para a efetivação das políticas públicas de atendimento ao idoso, não só no âmbito municipal, como também as necessidades a nível estadual e federal. Busca ainda mobilizar a comunidade, a família e os próprios idosos para a conscientização de seus direitos. Na conferência também são apresentados e referendados os novos conselheiros à comunidade.

A Rede de Atendimento ao Idoso envolve todas as políticas públicas, tais como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte habitação entre outras as quais devem atuar de forma articulada a fim de garantir a efetivação dos direitos da pessoa idosa. A Rede funciona em todos os níveis de poder: Municipal, Estadual e Federal.

O evento contará com a participação da professora da UEM Regina Taam, doutora em Educação pela Universidade Fluminense e atua na área de educação com ênfase em Educação de Pessoas Idosas e Educação e Saúde, e é coordenadora pedagógica da UNATI - Universidade da Terceira Idade e Conselheira representante da UEM no CMDI. A 5ª Conferência contará com a participação de idosos, estudantes, profissionais que trabalham e atendem idosos, presidentes e diretores de entidades, sindicatos, associações, além das autoridades e convidados ligados a área.

O CMDI funciona como órgão colegiado, de caráter deliberativo, permanente e paritário, onde encontram-se representantes da comunidade e do poder público envolvidos com a causa do idoso. É ainda o órgão controlador da política de defesa do idoso e responsável pela busca da implantação e implementação das propostas apresentadas na Conferência. Nesta Conferência também serão eleitos os cinco representantes que participarão da Conferência Macro-regional que envolve, não só os municípios da região de Maringá, mas também da região de Cianorte e Paranavaí.
PMM