EXPOINGÁ

Estudantes prestam assistência veterinária a animais da Expoingá

Estudantes prestam assistência veterinária a animais da Expoingá
Uma parceria entre o Centro |Universitário de Maringá (Cesumar) e a Sociedade Rural permite que os animais expostos na Feira Agropecuária de Maringá (Expoingá) sejam assistidos 24 horas por dia por professores e estudantes de Medicina Veterinária da instituição. Um grupo de 85 estudantes reveza-se noite e dia para oferecer os cuidados necessários aos animais que adoecem ou se machucam durante a feira.

O atendimento clínico é prestado aos animais de grande porte (bovinos e eqüinos) expostos na feira, levados a leilão ou que participam de provas. Além da prestação de socorros, os estudantes são responsáveis pela parte sanitária fazendo a verificação de todos os documentos de vacinação dos animais que circulam pelo Parque de Exposições.

O serviço que é prestado pelo Cesumar há alguns anos é um projeto de extensão do curso de MedicinaVeterinária. Conforme explicou o coordenador do curso, Rodrigo Jesus Paolozzi o plantão veterinário para atendimentos de primeiros socorros e consultas aos animais que apresentam algum sintoma de doença é gratuito para os expositores.
O plantão veterinário começou no dia 5 de maio e se estende até o final da feira, dia 17. Até ontem (12), 26 animais haviam sido atendidos. O professor Rodrigo explicou que é comum nas feiras agropecuárias os animais adoecerem por problemas de adaptação no novo ambiente, como também podem se machucar durante o transporte. “Há animais que chegam de locais muito distantes que às vezes apresentam distensões nos aparelhos locomotores ou ainda é comum os transtornos gastrointestinais devido a mudanças na alimentação.”

O zootecnista coordenador de pecuária da Sociedade Rural, Jucival Pereira de Sá, disse que a parceria com o Cesumar tem sido boa para os dois lados. “Para nós da Sociedade Rural é importante porque temos um corpo técnico à disposição de nossos expositores e para a instituição é uma oportunidade de oferecer uma prática aos estudantes. Eles veem aqui em pouco tempo coisas que poderiam demorar para ter contato na vida prática, além de se relacionarem com pecuaristas e profissionais da área.”

A 38ª Feira Agropecuária de Maringá e 15ª Feira Internacional recebeu em torno de 6 mil animais, entre bovinos, equinos, ovinos, caprinos e os pequenos animais, como cães, gatos e aves colocados em exposição.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR