SAÚDE

Dia do uso racional de medicamento será lembrado nesta quarta

Segundo o Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (Sinitox), os medicamentos são o principal agente de intoxicação humana oficialmente registrado no Brasil. Dados disponíveis de 2007 apontam que no ano houve 34.028 casos de intoxicação por medicamentos. Destes, 15.119 foram tentativas de suicídio, mas um número ainda maior (18.909) foi de pessoas que buscaram no medicamento uma forma de prevenir doenças ou recuperar a saúde. A automedicação é uma das principais causas indicadas para esta situação, segundo o professor de Farmácia do Cesumar, Rafael Padial.

Essas questões vão ser lembradas nesta quarta-feira (5), que é o Dia do uso racional de medicamento. Para marcar a data, professores e alunos de Farmácia do Cesumar vão estar em praça pública esclarecimento e conscientizando a população sobre o uso correto de medicação. A manifestação vai acontecer com o apoio do Conselho Regional de Farmácia, que fornecerá os folderes que serão distribuídos para as pessoas.

A movimentação vai ser das 10 às 12h30, na Praça Raposo Tavares. De acordo com Padial, os folderes que serão distribuídos trazem explicações sobre o uso correto de medicamentos e uma série de cuidados que as pessoas devem tomar como, por exemplo, em relação ao armazenamento ou utilização de remédios para crianças, gestantes e idosos. “A questão do uso abusivo de medicamentos é muito séria em nosso País. O nosso movimento visa chamar a atenção para este problema e tentar conscientizar as pessoas a respeito”, esclareceu o coordenador do curso de Farmácia, Sidney Mella. No mesmo dia, no período da tarde, um grupo vai estar no Hospital Municipal para prestar orientações sobre medicamento para profissionais da saúde, pacientes e familiares que estiverem no local.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CESUMAR