GERAL

Silvio Barros é indicado ao Prêmio Prefeito Empreendedor

O prefeito Silvio Barros é um dos indicados ao prêmio Prefeito Empreendedor que elege na noite desta segunda-feira (26), em Curitiba, os vencedores da etapa estadual, que em maio concorrem ao prêmio nacional. Esta é a segunda vez que o prefeito é indicado ao prêmio. Em 2008 Maringá representou o Paraná na etapa nacional.

Para Silvio Barros “a indicação ao prêmio e a colocação de Maringá entre os finalistas representa um grande avanço para o município. Ser indicado pela segunda vez consecutiva ao prêmio mostra o resultado das políticas públicas e ações de apoio às micro e pequenas empresas executados pela administração municipal.”

O Prêmio Prefeito Empreendedor foi criado pelo Sebrae com o propósito de reconhecer os prefeitos empreendedores que tenham implantado projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios e de identificar e difundir suas melhores práticas.

A honraria é concedida aos prefeitos que tenham implantado projetos de desenvolvimento econômico e social em fortalecimento às micro e pequenas empresas, com resultados mensuráveis. Nesta 6ª edição, o prêmio identificará os prefeitos que tenham sancionado sua lei geral municipal e promovido ações de implementação voltadas para processos de desburocratização, de incremento à formalização de empreendimentos, de participação das micro e pequenas empresas nas Compras Governamentais, e de inserção do empreendedorismo na grade curricular escolar. O destaque desta edição é a Legalização do Micro Empreendedor Individual.

No Paraná 21 projetos concorrem ao prêmio. Os finalistas, conhecidos nesta noite, disputarão na categoria “melhor projeto estadual” e em seis destaques temáticos, escolhidos para reconhecer o apoio municipal aos pequenos negócios nas seguintes ações: Compras governamentais; Desburocratização; Educação empreendedora e inovação; Formalização de empreendimentos; implantação da Lei Geral; e Médios e grandes municípios.

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Cesar Rissete, os municípios têm papel fundamental para que a legislação se torne operacional de fato. “O prefeito é o ator-chave neste processo, a partir da capacidade que o gestor público tem de criar um ambiente propício para o desenvolvimento de pequenos negócios. O processo de avaliação dos projetos foi realizado por uma equipe interna, consultores do Sebrae/PR, e externa, como consultores e professores de universidades”.

A cerimônia de premiação da etapa Paraná do Prefeito Empreendedor será nesta segunda-feira (26), às 19 horas, no auditório do Sebrae, em Curitiba.
PMM