ESPORTE

Maringá vai receber mais de 750 atletas paraolímpicos neste fim de semana

Maringá vai sediar neste fim de semana a Etapa Centro-Sul do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo, Natação e Halterofilismo, na Vila Olímpica. Esta é a primeira vez que a cidade paranaense sedia uma etapa do circuito e já será a maior regional de 2010. São esperados para a competição mais de mil participantes, sendo 787 atletas de 10 estados.

Para dar início ao circuito, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Prefeitura e da Caixa Econômica, agendaram uma tarde de autógrafos com alguns atletas para esta sexta-feira (23), das 17 às 19h30, no Shopping Cidade. As competições serão realizadas nas piscinas e na pista de atletismo da Vila Olímpica, neste sábado (24), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e no domingo (25), das 8 às 12 horas.

Para a secretária de Esportes e Lazer, Edith Dias, a realização da competição reforça que Maringá está preparada para sediar grandes eventos esportivos. “Fico muito contente por podermos sediar uma etapa dos Jogos Paraolímpicos na nossa cidade. Isso reforça a qualidade da infraestrutura esportiva e demonstra que nossa equipe está preparada para realizar grandes eventos esportivos”, ressaltou.

O Paraná contará com 116 competidores. A maior delegação é a de São Paulo, com 437 atletas. Todos eles estarão em busca do índice mínimo estabelecido para se classificarem para as etapas nacionais do circuito.

Maringá é a última etapa com o novo sistema de classificação do Circuito Loterias Caixa. A partir deste ano, as etapas regionais terão como foco a revelação de novos talentos. Por isso, os atletas que têm índice equivalente a em média 80% do recorde mundial, já estão classificados para as três etapas nacionais. “Com esse novo formato o CPB pode dar o atendimento específico que cada grupo necessita”, justifica Andrew Parsons, presidente do CPB.

Parsons destaca que agora, as fases regionais serão momentos de observação e detecção de talentos, enquanto as nacionais serão dedicadas à elite das modalidades. “O caminho do atleta no esporte paraolímpico fica cada vez mais claro”, ressalta o presidente do CPB.

Etapas

12 a 14 de março Etapa Regional Norte-Nordeste Belém/PA

09 a 11 de abril Etapa Regional Centro-Leste Goiânia/GO

23 a 25 de abril Etapa Regional Centro-Sul Maringá/PR

28 a 30 de maio 1ª Etapa Nacional Fortaleza/CE

27 a 29 de agosto 2ª Etapa Nacional São Paulo/SP

03 a 05 de dezembro 3ª Etapa Nacional Porto Alegre/RS
PMM