SAÚDE

Secretaria de Saúde vai manter vacinação na próxima semana

Devido o feriado prolongado de Páscoa, a Secretaria de Saúde vai manter na próxima semana a vacinação da gripe A (H1N1) para doentes crônicos com menos de 60 anos, gestantes e crianças de seis meses até menos de dois anos. Pelo calendário do Ministério da Saúde, a vacinação do público atendido nesta etapa da campanha seria até 2 de abril. Como a data coincide com a Sexta-feira Santa, a vacinação será mantida em todas as unidades a partir do dia 5 de abril.

A Secretaria de Saúde alerta também às pessoas com direito à vacina nesta fase da campanha que procurem o posto de saúde próximo de onde moram. “As pessoas tem vindo em grande número na sala de imunização da Secretaria, da Zona 7, e poderiam receber a vacina esperando menos tempo em um posto de saúde”, alerta o secretário Antônio Carlos Nardi.

Agora estão sendo vacinadas as grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses). Na lista de doenças crônicas definida pelo Ministério da Saúde para vacinação estão doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com deficiência do sistema imunológico e obesos grau 3.

Também a partir da próxima segunda-feira (5), até 23 de abril, a vacina será dirigida para adultos entre 20 e 29 anos. Pessoas com 60 anos ou mais serão vacinadas a partir de 24 de abril, até 7 de maio, junto com a campanha contra a gripe comum. Na época, o idoso que tem doença crônica vai receber também a imunização contra a Gripa A (H1N1).

Depois dos idosos, ou de 10 a 21 de maio, serão vacinados os adultos de 30 a 39 anos de idade. As mulheres que engravidarem após o período de vacinação devem procurar um posto de saúde até o final da campanha, dia 21 de maio. As crianças de seis meses a dois anos incompletos devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, tomarão outra meia dose.

A estratégia de vacinação adotada pelo Ministério da Saúde foi elaborada de forma que a população da faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez. “Mesmo com a vacinação de parte da população é importante que todos mantenham os hábitos de higiene pessoal e dos ambientes porque o vírus continua entre nós, apenas disseminando em menor velocidade por causa do clima”, afirma Nardi.
PMM