HOMENAGEM

Homenagem da ACIM a Jeane Guioti reúne 500 pessoas

Com a presença de cerca de 500 pessoas, incluindo lideranças políticas e empresariais, foi realizada nesta segunda-feira, dia Internacional da Mulher, a entrega do prêmio ACIM Mulher a Jeane Nogaroli Guioti, que é presidente do Instituto São Francisco de Responsabilidade Sócio-Ambiental e vice-presidente do Conselho Consultivo do São Francisco Supermercados. Foi a sétima edição do prêmio, que é concedido pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), por meio do conselho de mulheres empresárias e executivas (ACIM Mulher). A cerimônia foi no Buffet Moinho Vermelho.

Após a apresentação do histórico do prêmio ACIM Mulher e da exibição de um vídeo sobre o Instituto São Francisco, tiveram início os discursos.

A presidente do ACIM Mulher, Pity Marchese, foi a primeira a fazer uso da palavra. Ela afirmou que “Jeane como mãe, geradora da vida, produtiva e protetora, sabe que é necessário e urgente adotar medidas que visam a diminuição dos impactos gerados pelas atividades humanas que tanto prejudicam o meio ambiente e que devemos começar em casa, economizando água e energia, reciclando o lixo e, acima de tudo, educando nossos filhos”. E acrescentou: “ela sabe que é possível associar sustentabilidade com redução de custos e defende a mudança cultural e a criação de novo padrão de comportamento nas empresas”.

O presidente da ACIM, Adilson Emir Santos, afirmou que “estamos homenageando uma empreendedora que tem feito a diferença no meio social em que vive, principalmente em sua luta e defesa do social e do meio ambiente”. Ele lembrou de conquistas importantes das mulheres, como o direito a voto, mas ressaltou que ainda há muito a se conquistar. Santos declarou que no Brasil apenas 8,7% dos assentos na Câmara Federal são ocupadas por mulheres e que em média as mulheres ganham 30% a menos que os homens.

Também discursou a deputada estadual Cida Borghetti, que ressaltou que “Jeane está sempre pronta a atender os outros”. E acrescentou: “cada ação que as mulheres se propõe a fazer é com dedicação e carinho e os homens são os grandes parceiros delas”.

Na sequência foi a vez do deputado Enio Verri fazer uso da palavra. “Hoje é uma data mais do que simbólica, porque o Dia Internacional da Mulher esta completando cem anos”. E sobre a homenageada, Verri contou que eles trabalharam juntos por dez anos e que Jeane é uma “pessoa muito forte, batalhadora, que não separa a emoção da razão. E os avanços na rede de supermercados São Francisco são um trabalho coletivo, mas a presença de Jeane fez a diferença”. E concluiu: “todas as mulheres merecem o prêmio, mas Jeane é a aparência de todas as mulheres”.

O deputado Ricardo Barros destacou que dos 30 deputados federais que representam o Paraná, não há nenhuma mulher e que é necessário que as mulheres concorram a cargos políticos. Já o prefeito Silvio Barros afirmou que “estou totalmente de acordo com esta premiação, pois Jeane merece. A todas as mulheres o nosso especial agradecimento”.

Depois, foi exibido um vídeo com depoimentos de familiares e colaboradores do São Francisco Supermercados, onde Jeane trabalha, inclusive com informações sobre o projeto Papa-óleo, que até dezembro do ano passado deixou de contaminar 34 bilhões de litros de água potável.

Coube a homenageada com o prêmio ACIM Mulher no ano passado, Natália Martin, do Centro Comercial Tiradentes, entregar a estatueta do prêmio a Jeane, que foi a última a falar. “Quero homenagear as mulheres que com sua fé, amor e trabalho construíram um caminho”, disse ela, para afirmar na sequência: “esta homenagem só faz sentido quando compartilhada com as milhares de pessoas que fizeram parte da história do São Francisco”. Ela agradeceu ainda os clientes, fornecedores, amigos, pais, irmãos, marido e filhos. “A união é a base da família”, disse.

O evento teve patrocínio do Sicoob, Alvo Consultoria, Central de Negócios Imobiliários, Cesumar, Cocamar, Controlsul, Coopercred, Fiat Via Verdi, Hotel Deville, Maringá Park Shopping Center, Moinho Vermelho Buffet, PAM, Pneumar e Sebrae.

Histórico

O Prêmio ACIM Mulher foi criado há seis anos e já homenageou a oftalmologista Edna Almodin, a Irmã Cecília Inês Ferrazza, que dirige o Lar Escola da Criança, a empresária Pity Marchese, do Haddock Buffet, a empresária Fátima Zubioli, do Casulo Feliz, a pesquisadora e farmacêutica Helena Meneguetti Hizo e, no ano passado, a empresária Natália Maria Martin, do Centro Comercial Tiradentes.

Jeane foi escolhida por uma comissão julgadora composta por representantes da ACIM, prefeitura, Câmara Municipal, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) Secretaria Municipal da Mulher, Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e Instituto de Responsabilidade Social de Maringá (Fundacim). A comissão escolheu entre os três nomes mais votados, que foram indicadas por 21 entidades de classe de vários segmentos.
Assessoria de Imprensa ACIM