AGRICULTURA

Prisão de agricultor em Maringá alerta demais produtores

A prisão em flagrante de um agricultor por prática de crime ambiental ontem, em Maringá, deve servir de alerta para os demais produtores rurais.

A Polícia Florestal, ao passar por uma propriedade situada na saída para Astorga, localizou casualmente uma quantidade de embalagens vazias de agrotóxicos jogadas em meio a uma plantação de café, o que feriu o artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais e o 15° da Lei de Agrotóxicos, que estabelecem penas de um a quatro anos de reclusão, além de pagamento de multa que oscila entre R$ 500,00 e R$ 2 milhões.

Em relação às embalagens vazias de venenos, conforme determina a lei, o agricultor tem a obrigação de realizar a tríplice lavagem para eliminar resquícios do produto, furá-las para inviabilizar seu uso por parte de pessoas desinformadas e armazená-las em lugar fechado antes de fazer a devolução ao local onde comprou. O produtor tem um ano, após esvaziada a embalagem, para devolvê-la ao revendedor, a quem caberá encaminhá-la ao processo de reciclagem.

Cocamar