TRANSPORTE

Reativação do trem de passageiros volta a ser discutido

Está confirmada para esta sexta-feira, a partir das 14 horas, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Maringá, a reunião de planejamento para realização de estudo de viabilidade do projeto para reativação do trem de passageiros no eixo ferroviário entre Paiçandu e Ibiporã.

No encontro estarão integrantes do grupo de trabalho que coordena o desenvolvimento do projeto, como o presidente da Ferroeste e coordenador do grupo paranaense do Trem Pé-Vermelho, Samuel Gomes; dirigentes do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e TrensUrb (RS), além de prefeitos dos 13 municípios do eixo ferroviário e representantes das universidades estaduais de Maringá (UEM) e Londrina (UEL).

A finalidade da reunião é colocar em prática as etapas do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental que, a partir do mês de março, levantará dados para a finalização do projeto do Trem Pé-Vermelho.

A pesquisa de campo vai determinar trechos, frequência e dimensionamento da frota, número de estações, quantidade de passageiros, velocidade do percurso, custos do investimento e viabilidade econômica do projeto.
PMM