CULTURA

Artista plástico internacional expõe em Maringá

A próxima semana será marcada pelo lançamento da exposição “Arco de Capricórnio”, do artista plástico internacional Dennis Bezzant, no Teatro Calil Haddad. A mostra será oficialmente aberta no dia 6, às 20h30, no Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes, e prossegue até o dia 24 de abril.

Bezzant é natural do País de Gales, mas viveu na Austrália até 2003, onde adquiriu sua formação profissional. No Brasil, o artista plástico se casou e criou raízes. Atualmente reside em Mandaguari. Seus trabalhos já foram expostos em vários países como Austrália, Nova Zelândia, Filipinas e Malásia.

A idéia da exposição "Arco de Capricórnio" surgiu quando Bezzant percebeu a similaridade da cor da terra da nossa região com a da região de Alice Spring (norte da Austrália), onde viveu grande parte de sua vida.

O nome da mostra foi criado com base em um aspecto geográfico, que liga as duas regiões de afinidade do artista, o Trópico de Capricórnio. Para desenvolver sua arte, Bezzant usa a própria terra para pintar seus quadros, além de cola e lona. A idéia central das obras é mostrar as múltiplas possibilidades de trabalhar a arte natural, já que também utiliza carvão, madeira e corda para obter formas e texturas diferentes.

pmm