EXPOINGÁ

Prefeitura e Sociedade Rural iniciam preparação da Expoingá 2010

O prefeito Silvio Barros e o vice-prefeito, Carlos Roberto Pupin, junto com secretários municipais se reuniram nesta quarta-feira (3) com a presidente Maria Iraclézia de Araújo e diretores da Sociedade Rural de Maringá (SRM), para definir a realização da Expoingá 2010. A feira será realizada de 6 a 16 de maio no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

A feira, de acordo com Iraclézia, será nos mesmos moldes do ano passado, inclusive os valores dos ingressos. “Estamos trabalhando para atrair mais expositores, principalmente de outras regiões que estão dispostos a participar da Expoingá pela estrutura que a feira e a cidade oferece”, disse. A Sociedade Rural está divulgando a Expoingá em todo circuito de feiras e eventos da área no país, e a proposta, de acordo com a presidente da entidade, é incluir na edição deste ano algumas novidades.

Silvio Barros garantiu todo apoio à realização da feira, e pediu a colaboração da Sociedade Rural para dois projetos. O primeiro a Feira do Empreendedor, que será realizada em Maringá pelo Sebrae/Pr. “A Feira do Empreendedor é competitiva, e vamos trabalhar para a edição local ser a vencedora porque reflete na geração de negócios e empregos”, disse o prefeito.

Outro apoio que Silvio Barros espera da Sociedade Rural é no projeto do Museu da Agricultura. “Será uma estrutura com muita interatividade que vai projetar Maringá para todo o mundo, onde só existem cinco similares”, revelou o prefeito.

O projeto é de empreendedores de Portugal, que pretendem viabilizar o museu através da Lei Rouanet de inventivo à cultura. Para isso, adiantou o prefeito, já existem negociações com grandes empresas, que também tem interesse na implantação do museu em Maringá. “Queremos agora o envolvimento da Sociedade Rural, seus associados e parceiros, o que será um peso importante na viabilização do projeto”, acredita Silvio Barros.

O Museu da Agricultura tem uma proposta diferenciada, que vai além da história e do desenvolvimento das técnicas agrícolas e da produção de alimentos. Projetos de futuro, que ainda estão nas pranchetas, serão realidade como uma fazenda vertical urbana. “O museu vai colocar Maringá entre as cidades com grande potencial para atrair eventos da área”, lembra.

O prefeito Silvio Barros adiantou também a questão do prazo de concessão da área do Parque de Exposições à Sociedade Rural, que vence em 2013. “Será depois da minha gestão e da Iraclézia, mas vamos iniciar a discussão agora”, informou. A proposta do prefeito, de formar uma comissão de diretores da Sociedade Rural e de integrantes da Prefeitura, para discutir o assunto, foi aceita pela presidente e membros a entidade.
PMM