ECONOMIA

Pregão Público economizou quase R$ 800 mil para Maringá

A administração Silvio Barros vai intensificar a realização do pregão público como modalidade de licitação.

Em menos de três meses de governo, já foram realizadas 9 licitações por meio de pregão, o que já gerou a economia de quase R$ 800 mil no orçamento da Prefeitura de Maringá.

O objetivo é que 90% das licitações da Prefeitura de Maringá sejam dessa modalidade, gerando economia de cerca de 20% no orçamento geral do município, durante este primeiro ano do governo Silvio Barros.

No pregão presencial, que vem sendo realizado pela Prefeitura, o interessado comparece em dia e local marcado, munido dos documentos de habilitação e proposta. São abertas e selecionadas as propostas de empresas que apresentarem menor preço.

O pregão eletrônico, que também será adotado pela Prefeitura de Maringá, deverá ser executado de acordo com as configurações que o Banco do Brasil exige. Para efetivá-lo, a diretora de de Compras e Licitação do município, Lidia Bettinardi Zechetto, destaca que será fundamental uma

organização do espaço físico onde hoje funciona a Diretoria de Compra e Licitação.

Também deverá haver uma garantia no sistema de informatização, para que não ocorram interrupções durante o processo licitatório eletrônico via Internet.

O pregão público foi estabelecido por meio da Lei Federal 10.520, de 17 de julho de 2002. A lei prevê que essa modalidade deverá ser utilizada para aquisição de bens ou contratações consideradas comuns, cujos padrões de desempenho possam ser objetivamente definidos pelo edital.

pmm